sexta-feira, fevereiro 09, 2007

A pergunta do Referendo

"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"

É esta a pergunta à qual os portugueses terão que responder SIM ou NÃO. Ainda assim, existem pessoas que colocar-se-ão eternamente num mundo à parte, um mundo onde eles são os iluminados e sabem a solução para os problemas no mundo, mas não mexem uma palha porque acham-se demasiado especiais para isso. Não são mais do que ninguém, mas acham-se mais do que os outros. No fundo, só querem o seu pequeno lugar de destaque onde pensam que são os verdadeiros sábios e em vez de se mexerem e colaborarem para um futuro melhor das coisas, ficam no seu cantinho sem contribuir com nada de positivo para esta sociedade e a contribuir para o aumento da sua barriguinha, através dos belos copos de vinho e canecas de cerveja que tomam com os seus "colegas" que partilham esse mesmo mundo inexistente deles, mas que para eles efectivamente existe! São disso exemplo, os apoiantes do "Assim Não", e o de uma opinião absurda do "talvez", ou o daqueles que apesar de terem conhecimentos para poderem decidir-se entre um SIM ou um NÃO, decidem-se pelo meio termo e por ficar a filosofar sobre coisas que já deviam estar mais que pensadas e prestes a serem executadas!

De licenciados em Direito, ou de estudantes do ensino superior da área da medicina, da biologia e do Direito, esperava um pouco mais do que uma indecisão. Optem SIM ou NÃO! Ninguém fica chateado convosco! É uma questão de personalidade: assumirem as vossas opiniões, pensarem pela vossa cabeça. Têm conhecimentos para isso. Se não são conhecimentos de cultura geral e do que assistem no dia-a-dia, pelo menos deviam ter conhecimentos académicos que vos colocasse numa posição mais que privilegiada para assumirem uma posição. O caminho do "talvez", do "não sei", e de outro tipo de expressões semelhantes, em nada ajuda esta sociedade e em nada vos faz melhores pessoas. São pessoas indecisas, inseguras, que têm medo de dar um passo em frente relativamente ao que sabem e conhecem. Se não dão a vossa opinião publicamente, também é outro problema vosso. Existem opções. Nós temos que fazê-las. Se existe o branco, por mais que toda a gente queira o branco, qual é o problema de eu querer o preto? Existe essa opção, vou escolhê-la se quiser. Algumas escolhas que fazemos vão de acordo ao que a maioria faria. Mas outras há em que não acontece o mesmo e temos que tomar decisões contrárias às da maioria. Medo de censura? Medo de represálias? Sejam todos homenzinhos e mulherzinhas e assumam aquilo que querem de uma vez por todas. Aqui há branco e preto. O cinzento é para os fracos!

3 comentários:

Momentos disse...

A indecisão conduz-nos sempre a "becos sem saída"

Pedro Sá disse...

Toda a gente sabe o que está por trás de quem assume essas posições...clubismo político, querer estar de um lado porque alguém está desse e outros do outro, ou pura e simples falta de coragem de contrariar a igreja.

Lima disse...

Faltou referir a busca da eterna neutralidade, típica do comentador ultra glorificado.