sexta-feira, fevereiro 09, 2007

O meu voto

Sou daqueles que está cheio de dúvidas no que votar no próximo domingo. Quanto mais penso no assunto, mais confuso fico e este período de discussão pública não me ajudou nada a tomar a ficar esclarecido. Aliás, considero mesmo que esta campanha para o referendo foi uma perfeita vergonha, um conjunto de insultos mútuos entre as diferentes facções, emj que o esclarecimento foi nulo!
Mas vamos começar pelo princípio.
Sou católico praticante, embora tenha uma mente aberta em relação ás posições da Igreja. Não sou um cordeiro que segue fielmente o seu pastor, sem se questionar se o caminho por este seguido é o mais acertado. Mas como todo o bom católico, sou a favor da vida, convictamente contra a pena de morte e torturas de toda a espécie.
Pensando neste problema em concreto, mesmo com 10 semanas já ali existe uma vida. Por mais pequena que seja, mesmo que sejam apenas umas células que ali estão, há ali um ser no ventre de uma mulher. Nós também somos células! Somos é em maior número...
Azares todos nós temos. É um facto. E deverá vir ao mundo uma criança que não foi feita com amor e apra ser amada com merece? Deverá uma criança vir ao mundo para passar fome e andar a mendigar? Ou para ir para um orfanato?
Mas a solução é não permitir que uma ser não usufra da maior dádiva da natureza, que é viver e sobrevier? Não respirar, não viver os prazeres da vida e tudo o que é mágico na vida de um ser humaano? Que direito temos nós de não o permitirmos? Que direito temos nós de assassinar uma pessoa? Mas será que ali está uma pessoa?
São tudo respostas que não consigo obter. Não sou nenhum ser iluminado que com a rrogância de muitos dos que tenho ouvido ao longo dos tempos sabe tudo e tem a certeza de tudo o que está a balbucinar.
Estava inclinado para o NÃO há bem pouco tempo. Achei com muita firmeza de que ninguém tinha o direito de não deixar com que uma pessoa chega-se a ver a luz do mundo. A possibilidade de que uma mulher pudesse fazer um sem número de abortos só por "dá cá aquela palha", como um método contraceptivo normal chocava-me imenso. E olhava para a minha situação pessoal e no momento presente não sou capaz de ser a favor de um aborto, porque isso me transtornaria a nível sentimental e psicológico.
Mas eu não posso ser hipócrita. Abstraindo-me da minha situação pessoal presente, se eu tivesse um situação de "one night stand" ou uma relação que não fosse a ideal, e caso houvesse o azar de surgir uam gravidez, eu acho que seria a favor que se fizesse um aborto. Porque quando eu quiser ser pai, quero sê-lo porqu tenoh muito amor para dar ao meu fiho, porque ele foi a coisa mais desejada do mundo e porque sei que ele será feliz. É egoísta da minha aprte? É bem capaz. Mas não é assim todo o ser humano?
Vou votar por isso SIM dia 11. Mas no entanto tenho muitas críticas a fazer a esta nova lei que poderá ser aprovada. Crítico principalmente que a campanha do SIM e do PS não haja uma palavra de apoio ás mulehres que querendo ter os filhos, fazem abortos porque têm vidas miseráveis. Onde está o apoio do Estado a estas pessoas? Onde está o apoio do Estado ás mães solteiras? Onde está o apoio do Estado a uma política da natalidade séria e efectiva, que este país tanto precisa? Onde está o apoio do Estado ás mulheres que estando na dúvida, não têm um acompanhamento sério de médicos e psicólogos? Onde está uma política de planeamento familiar e a educação sexual a sério nas escolas?
A verdade é que os movimentos do SIM e do PS fazem do aborto a fonte de resolução de todos os problemas. Mas nãoi deveria ser assim! O aborto não deve ser incentivado, não deve ser a única possibilidade dada a mulheres que engravidam sem o quererem. Mas é esse o espírito que sinto nas pessoas do SIM, que orgulhosamente mostram barrigas com frases como "Aqui quem manda sou eu" ou "eu já abortei". Isso é motivo de orgulho?
O aborto, caso vença, deve ser a últiam das soluições e fortemente condicionado e talvez mesmo limitado a um nº limite de abortos por pessoa. E deve ser penalizado a partir de um certo limite, por exempplo a nível fiscal.
Era isto que eu queria ter ouvido da parte dos defensores do SIM. Queria que me tivessem esclarecido à priori sobre as suas ideias de regulamentação da nova lei. Porque isto de passar um cheque em branco num referendo sobre uma questão tão séria, não é fácil nem razoável de se fazer.
P.S: Devo dizer também que me pareceu que o NÃO está bem melhor organizado que o SIM. E devo dizer o que me apetecia mesmo era abortar esta classe política que ao longo dos anos está a destruir o nosso país.

3 comentários:

Mary Rachel disse...

Também concordo plenamente. Esta campanha política só serviu, ou serviu também, para pôr a cabeça das pessoas mais confusas. Também já não sei para que lado o meu pêndulo balança. Posso votar nas 2? E explicar porquê? A lei está mal feita e se votar sim, será principalmente para responder à questão colocada. Se a lei não punisse as mulheres, o voto seria muito mais fácil.

Momentos disse...

Poeta irreverente penso que como tu muitas outras pessoas estão confusas com tudo isto que se tem passado nos ultimos tempos em relaçao a este tema.Ate porque a meu ver muitos dos debates foram vergonhosos e pouco esclarecedores e as pessoas fizeram deste tema mais uma campanha politica que a meu ver nao devia ser assim.Não sou também nenhuma iluminada nem dona da razao. Não sei se leste os meus comentarios onde expliquei alguns dos meus pontos de vista. É certo que todos nós erramos, mas devemos assumir os nossos erros e tirar daí as respectivas aprendizagens. Tantas vezes se diz a um amigo que nos pede desculpa: as desculpas não se pedem evitam-se! Bem sabemos que por vezes todos os cuidados são poucos, mas devemos reforçar-los em certas alturas!Sera que havendo esta despenalizaçao vamos ter mais cuidado? E se mesmo assim alguma coisa acontecer... há que assumir... penso eu. Ja disse e repito... esta soluçao do aborto feita assim de animo leve, parece uma situaçao tipica do "tapa buracos". Penso que seria muito mais util tentar apoiar e informar. A minha filha esteve numa instituiçao para mães solteiras a ajudar a tomar conta dos filhos quando foi uma dessas manifestaçoes de rua recentemente. Instituiçao essa que não tem apoio do Estado e se o sim ganhar nao vai ter mesmo! Ela falou me dessas crianças que supostamente iam ser abortos, falou me das jovens mães que têm esperança e que dão graças por terem levado a gravidez por diante, e lutam pelos seus filhos...nunca se sabe quando uma criança apesar de não ter sido desejada, ou nascer em familias muito carentes a todos os niveis vai conseguir dar a volta por cima, vai ser um exemplo para a sociedade. Na minha filosofia de vida eu acredito que nada acontece por acaso e que se alguém é para nascer é porque tem uma missao a cumprir, nem que seja para nos ensinar o perdão. Porquê querermos fazer de Deus? Esse papel não nos compete Até as pessoas com deficiências têm muito a ensinar nos Quanto as condiçoes com que se vão passar a fazer estas intrevenções... não ponho as mãos no fogo. Os nossos serviços de saúde ja sao o que são. Havera dinheiro para invvestir neste processo? Não seria melhor investir em outros tipos de apoio e informação? As "clinicas" clandestinas vão acabar? Muitas mulheres têm vergonha de dar a cara nestas situaçoes. Por isso penso que havendo as leis que já existem, isso obriga as pessoas a disciplinarem se a pensarem duas vezes e talvez os tais "erros" diminuam. É sempre preciso estabelecer limites às pessoas. Por isso fizeram-se leis... acho eu. Já me alonguei demais... peço desculpa!P.S fico envergonhada com essas mulheres que dizem apontando para a barriga "aqui quem manda sou eu" pois entao saibam realmente mandar e respeitar os seus corpos!Dizem com orgulho que ja abortaram? Entao daí se pode ver o resultado de uma despenalizaçao! La esta... confundem tudo até a emancipaçao da mulher. A meu ver as mulheres estão a perder o verdadeiro sentido de serem mulheres, a essencia de uma mulher!

Momentos disse...

Sem querer fazer propaganda, mas para mim foi algo que me pôs a pensar nesta altura de meditaçao sobre o referendo e se quiseres dar te ao trabalho vai ao blog essencia de mulher: http://www.essenciamulher.blogspot.com/ ao post do dia 2 de Fevereiro