domingo, novembro 12, 2006

Sondagem

A verdadeira sondagem começa aqui no Bar Velho Online. Depois de assistirmos a uma votação onde era tudo ao molho e fé em Deus (desde política a desporto) e onde qualquer um entrava (como Herman José, Rosa Mota ou Maria de Medeiros), decidimos fazer uma sondagem sobre o maior português de sempre, por temas. Assim, começaremos por escolher quem mais se distinguiu na classe política, passaremos pela Cultura, pelo Desporto e por fim Universidades.
Votem já no lado esquerdo, naquele que foi o maior português de sempre na Política.

4 comentários:

Ricardo Bernardes disse...

Começo por felicitar a iniciativa, a organização das personalidades por temas parece-me do mais elementar bem senso. Pena na RTP não tenham percebido isso.

Agora quando à categoria da política, apesar de na lista proposta estar o nome em que votei sem quaquer dúvida (foi aliás essa também a personalidade que escolhi nos Grandes Portugueses), tenho de lamentar o facto de a mesma ser bastante restitiva no que diz respeito às personalidades da política contemporânea. Onde estão Sá Carneiro e Diogo Freitas do Amaral,por exemplo?

Edgar V. Novo disse...

Iniciativa de duvidosa utilidade, até porque, sabendo-se à priori quem será o vencedor, só servirá para alimentar o orgulho do autor da sondagem. E poderei saber o motivo da omissão dos grandes nomes da política portuguesa do séc. XIX? Para não falar da omissão dos contemporâneos, como, e muito bem, salienta Ricardo Bernardes.
Outros há que até é de uma afronta figurarem como políticos.
E não é risível a inclusão de D.João IV?
Demonstra com isto, para além do que leio na sua prosa sempre mui escorreita, um conhecimento muito «escolar básico» da História.

Aconselho uma leitura urgente da História de Portugal, editada em 8 volumes pela Editorial Estampa, com direcção de José Mattoso.

DSF disse...

Decidimos restringir a lista a 20 nomes. E infelizmente não dá para agradar a gregos e a troianos...

Ainda assim, e modéstia à parte, parece-nos que se trata de uma lista razoável, tendo em conta a quantidade de nomes que poderiam se incluídos na sondagem...

Quem não estiver satisfeito pode votar um nome diferente por comentário, que também será aceite nas contas finais.

Abraço a todos e votem!

ATG disse...

Infelizmente a poll só dava para 20 nomes. Mas dadas as solicitações, a seguir a esta, faremos outra com mais 20 nomes e os 5 mais votados de cada uma das duas votações vai a uma votação final. Que dizem?