domingo, novembro 12, 2006

Sondagem

A verdadeira sondagem começa aqui no Bar Velho Online. Depois de assistirmos a uma votação onde era tudo ao molho e fé em Deus (desde política a desporto) e onde qualquer um entrava (como Herman José, Rosa Mota ou Maria de Medeiros), decidimos fazer uma sondagem sobre o maior português de sempre, por temas. Assim, começaremos por escolher quem mais se distinguiu na classe política, passaremos pela Cultura, pelo Desporto e por fim Universidades.
Votem já no lado esquerdo, naquele que foi o maior português de sempre na Política.

8 comentários:

Príamo disse...

Já era sem tempo... aquela votação da RTP é uma verdadeira pouca vergonha, para não dizer tendenciosa...

Podiam também fazer uns posts acerca das biografias dos vossos candidatos. Seria uma boa ideia.

Ricardo Bernardes disse...

Começo por felicitar a iniciativa, a organização das personalidades por temas parece-me do mais elementar bem senso. Pena na RTP não tenham percebido isso.

Agora quando à categoria da política, apesar de na lista proposta estar o nome em que votei sem quaquer dúvida (foi aliás essa também a personalidade que escolhi nos Grandes Portugueses), tenho de lamentar o facto de a mesma ser bastante restitiva no que diz respeito às personalidades da política contemporânea. Onde estão Sá Carneiro e Diogo Freitas do Amaral,por exemplo?

Ega disse...

Iniciativa de duvidosa utilidade, até porque, sabendo-se à priori quem será o vencedor, só servirá para alimentar o orgulho do autor da sondagem. E poderei saber o motivo da omissão dos grandes nomes da política portuguesa do séc. XIX? Para não falar da omissão dos contemporâneos, como, e muito bem, salienta Ricardo Bernardes.
Outros há que até é de uma afronta figurarem como políticos.
E não é risível a inclusão de D.João IV?
Demonstra com isto, para além do que leio na sua prosa sempre mui escorreita, um conhecimento muito «escolar básico» da História.

Aconselho uma leitura urgente da História de Portugal, editada em 8 volumes pela Editorial Estampa, com direcção de José Mattoso.

Poeta Irreverente disse...

Decidimos restringir a lista a 20 nomes. E infelizmente não dá para agradar a gregos e a troianos...

Ainda assim, e modéstia à parte, parece-nos que se trata de uma lista razoável, tendo em conta a quantidade de nomes que poderiam se incluídos na sondagem...

Quem não estiver satisfeito pode votar um nome diferente por comentário, que também será aceite nas contas finais.

Abraço a todos e votem!

Manuel Carvalho disse...

Partilho da dúvida já enunciada e aumento-a: onde param os políticos do séc. XIX e da I República, tão importantes no aparecimento, na divulgação e na consolidação do ideal democrata e/ou republicano em Portugal?

Manuel Fernandes Tomás, Mouzinho da Silveira, Passos Manuel, Marechal Saldanha, Sidónio Pais, Téofilo Braga e José Relvas... Alguns destes são merecedores de figurar na lista.

No entanto, considero que a maior ausência é mesmo Afonso Costa; é para ele que vai o meu voto no Maior Político Português de sempre!

DJ disse...

Infelizmente a poll só dava para 20 nomes. Mas dadas as solicitações, a seguir a esta, faremos outra com mais 20 nomes e os 5 mais votados de cada uma das duas votações vai a uma votação final. Que dizem?

João P. de Matos disse...

Pedro Álvares Cabral...? Vasco da Gama...? D. Nuno Álvares Pereira?!
Obviamente que estes nomes poderiam ceder o seu lugar a figuras como Francisco Sá Carneiro, Adelino Amaro da Costa, ou mesmo Maria de Lurdes Pintassilgo (a nossa única Primeira-Ministra).
Felizmente que não se lembraram de incluir nas propostas "Otelo Saraiva de Carvalho", tal como a RTP o fez na sua lista de sugestões.

João P. de Matos disse...

Ja me ia esquecendo...
Sem qualquer espécie de dúvidas, o maior político português de sempre foi D. João II. Pela visão, pela liderança, pelo legado, pela ambição e por tudo aquilo que se possa imaginar.