quarta-feira, janeiro 18, 2006

Sexo fraco, forte ou... preguiçoso?

"As feministas fracassaram. É verdade que temos alguma igualdade salarial e profissional... Mas as mulheres podem fazer tudo e, no entanto, a única coisa que querem é encontrar um par!"
by Doris Lessing, escritora

Dava eu uma vista de olhos na revista Visão da semana anterior, e vi esta frase, que não deixa de ser verdadeira. Concordo com ela em tudo! Então as mulheres demoram tanto tempo a encontrar-se, a lutar pela igualdade social (com a qual eu concordo) e agora que têm todos os obstáculos derrubados e tudo a seus pés, decidem... ficar quietas? É típico das mulheres o capricho! Gostam de criar objectivos, e depois de os atingirem, gostam de os deitar fora. Acontece normalmente quando se fala em homens. Estão numa discoteca ou no local de trabalham e fisgam um! Depois, segue-se o típico joguete feminino de charme (pelo menos eu já não caio nesse truque... digo eu), em que se fazem interessadas, etc etc e quando conseguem conquistar o gajo... "olha, desculpa mas já não me atrais!". São caprichosas e gostam de desafios. Acontece que este tipo de desafios não é saudável. O desafio da descoberta e da luta que qualquer ser humano dá, pode até acontecer com amigos ou desconhecidos. Mas isto que elas procuram é só ver um tipo de beiço caído. A maior parte delas não quer mais nada!
Ora, isto também acontece na vida social! Temos mulheres cheias de potencial por aí, que se cingem a uma secretária, ou a domésticas (não é Dr. Rocha Alves? Deixar uma mulher licenciada em casa a cuidar dos filhos, e não a deixar progredir profissionalmente é muito baixo nível). Tanto é que já há muitas profissões que estão previamente dirigidas para as mulheres, quando os homens também as podem desempenhar da mesma forma, e o mesmo acontece ao contrário! Cada vez vamos encontrando mais licenciadas, mas nem por isso encontramos mais patroas, mais aventureiras, mais destemidas, mais corajosas, mais guerreiras! Pelo contrário, encontramos normalmente mulheres cheias de potencial, com um homem em cima delas. Sou sincero, não há nada que me encoraje mais a trabalhar, do que ter uma mulher a comandar-me! Não é preciso haver atracção física ou alguma outra coisa. Basta sim, ver que tenho ali alguém do sexo oposto, do que um velho gordo e careca com a mania que é campeão!
Isto reflecte-se também na política. Porque raio é que o Primeiro-Ministro é sempre um homem? Porque é que a primeira dama é sempre uma mulher? Ok... sabemos que no caso do Sócrates é diferente... o Diogo Infante que o diga! Porque é que os governos são sempre compostos por 90% de homens e depois damos uma quotazinha para as mulheres, só para não se abusar nas vagas que dão aos homens? Porque é que nos corpos directivos encontramos sempre 20 homens e 2 mulheres (quando as encontramos)? Porque é que as mulheres são sempre as sub-alternas? Acreditem: nada dá mais prazer, a não ser para os mentecaptos, do que termos uma mulher que mande em nós! Desperta em nós, homens, um certo espicaçar para conseguirmos mostrar àquela mulher que conseguimos fazer mais e melhor que ela. É natural no homem esse desafio. Queremos ser sempre melhores que as mulheres. E torna-se um desafio para todos aqueles que estão abaixo delas. Um gajo em pleno século XXI tem que ser inteligente: já lá vai o tempo em que a mulher era a que estava abaixo de nós e nós sentiamos uma humilhação brutal só de ter uma mulher a comandar o que quer que fosse! Agora há que aproveitar a oportunidade e vermos nisso um desafio às nossas capacidades! Só assim exploramos o melhor de nós!
Quanto às mulheres: tanto tempo demoraram a conquistar a independência e igualdade e agora que têm tudo à vossa disposição, deixam a oportunidade passar? Deixem que há muitos homens por aí a quererem aproveitar-se dessas chances todas! Onde está a vossa coragem e determinação? Onde está a vossa capacidade? A vossa competência? Aqui não está em causa o serem sexo forte ou fraco mas... são um sexo preguiçoso! Agora que conseguiram o que queriam, falta-vos dar o último passo, mas dá muito trabalho manter esse estatuto de igualdade! Como o poderiam obter? Invadindo a vida social e política, entre outras, e conquistando os lugares aos homens com mérito! Aprenderem a ser matreiras! Aquela manha que usam no engate e nos caprichos típicos com os homens, usem-nos na sociedade e nos negócios. Aprendam a jogar com outros argumentos que não uma mini-saia ou um peito tamanho 50 com um decote até aos pés! Aprendam a usar a matreirice e a manha que consigam devastar tudo e todos por onde passe. O problema das mulheres, às vezes, é que, agora que têm a igualdade, sabem que há coisas que não se conquistam por pena (coitadinhas, são inferiores... vamos dar-lhes oportunidades), nem com um bom rabo ou um bom par delas... mas, conquistam-se, sim, com mérito, trabalho e muita luta! E nisso as mulheres são preguiçosas... conquistaram a igualdade através dos argumentos (?) que acabei de indicar, e falta-lhes a coragem e astúcia de conseguirem o resto! Por alguma razão os homens ainda ocupam a posição dominante que ocupam e as mulheres não! As mulheres dividem-se e os homens unem-se! As mulheres deixam-se levar por inveja, e os homens são matreiros! Aprendam... que nós não duramos sempre. Cada vez há mais mulheres do que homens... e não conseguem aproveitar essa superioridade. Já não é o sistema que está viciado! São vocês que não sabem pegar nas rédeas. Faz lembrar aqueles jogos em que às vezes vemos equipas com 8 jogadores ganharem jogos a uma equipa com os 11 em campo. Os 11 juntos não sabem utilizar a estratégia suficientemente inteligente para bater os 8. São mais, mas... falta ali qualquer coisa! É o que falta nas mulheres! Mas, quando aprenderem a aproveitar essa superioridade, não viciem o sistema! Lembrem-se que aquilo que reprimiram durante séculos, que era o sistema dos homens, agora corre o risco de ser o sistema das mulheres, e tratarem os homens abaixo de cão! Lembrem-se de todos os argumentos de igualdade que utilizaram quando procuravam a igualdade... e lembrem-se de não viciar nunca o sistema! Aprendam... e emancipem-se de vez!

1 comentário:

EuMulher disse...

Há quem acredite nos ditados populares. Eles encerram sabedoria de muitos e muitos anos e há um deles que diz :"por trás de um grande homem existe sempre uma grande mulher". Talvez até agora as mulheres ainda não tenham dado a "cara" por inúmeros motivos, uns justificados outros nem por isso mas por preguiça não é concerteza.Também não podemos esquecer que existem e já existiram mulheres bem famosas e com inúmeros feitos para a humanidade. Continuo a bater na mesma tecla: enquanto não se partilharem "forças" e só se pensar em termos de "poder", alias palavra muito ultilizada pelo género masculino, as coisas não evoluiem como se prentende. Quantos conselhos de mulheres os homens aplicam? Secalhar mais do que qualquer um imagina. Quantas mulheres ficam para trás com o medo que os homens têm de serem ultrapassados? Inclusivé existem sempre o problema da maternidade que não está devidamente resolvido. Pouca partilha e entendimento existe nesse sentido. E quantos homens arranjam problemas por ganharem menos dinheiro que as mulheres?Penso que não são meros caprichos das mulheres mas continuam a faltar oportunidades. Numa coisa tens razao e com grande pena minha... as mulheres são menos unidas que os homens, aí, pelo menos no que me toca, não generalizando porque não o devo fazer, sinto que assim seja. Mas como em tudo... ha homens e homens... mulheres e mulheres. Assim tu como homem afirmas nao ter problemas em ter uma mulher a chefiar te... eu sei de muitos que acham isso um "atentado".