quarta-feira, janeiro 04, 2006

As Juventudes Partidárias





As Juventudes Partidárias, orgãos autónomos dos seus partidos de origem, têm como uma das suas funções principais aproximarem os jovens dos nossos dias da política e do movimento cívico, de modo a que a política esteja em permanente renovação de pessoas e de ideias. À primeira vista, é de facto positivo haver este tipo de organizações, não só porque aproximam as camadas mais jovens da população da vida política, como seriam uma lufada de ar fresco nos seus partidos de origem, critincando com irreverência as suas opções sempre que fosse necessário, característica própria da juventude.

No entanto, com o passar dos tempos, tem-se assistido à perversão dos "Jotas". Hoje em dia, são poucos aqueles que entram numa juventude partidária com o intuito de contribuir para uma causa comum, mas sim para contribuirem para a seu própia causa. Hoje em dia, sem sombra de dúivida, é-se Jota para se assegurar um futuro nalgum cargo de nomeação política, vulgo "job for the boy". Tenha-se ou não valor, tenha-se ou não um curso universitário, um bom curriculum laboral o que interessa é chegar a algum cargo de assessor, de confiança política na função pública através de algum conhecimento obtido atrás das máquinas partidárias. Hoje em dia o critério para se se aceder a cargos de nomeação política já não é o mérito mas sim o ser-se filiado nalgum partido ou nalguma Jota, o que é extremamente grave para o sistema político, mas também para a prória juventude.

Corre-se o sério risco de se tornar uma boa ideia, o de aproximar os jovens das questões cívicas e da política, numa grave perversão das juventudes, pois é natural que os jovens com real valor se afastassem deste tipo de organizações porque vêm que não é o mérito que impera na escolha das pessoas para alguns cargos importantes, mas sim o "amiguismo" e o "compadrio" político. O que fará, inevitavelmente, que só se aproximem das Jotas os meninos que querem "safar-se" á conta da política e não" safar" a própria política.

Por isso mesmo creio que era bom que se acabassem com as Jotas, pelo menos enquanto pairar a ideia que essas só servem para formar futuros e maus políticos profissionais.

5 comentários:

ATG disse...

Subscrevo por inteiro! As Jotas, mais do que nunca, servem para promover o antro de tachos e formar "lambe-cus"! Uma vez, à conversa com Maria José Nogueira Pinto, a mesma disse-me que as Jotas pecam porque investem em jovens muito novos que se formam políticos e esquecem a outra formação, quando o mais correcto seria formarem-se academica e profissionalmente e só depois politicamente! Sem dúvida que concordo com isto, e como tudo funciona ao contrário e formam pessoas sobre como conseguir subir na vida, sem pensar no País (penso que é para isto que existe política), então deveriam acabar com as Jotas! Ficam os partidos apenas.

PedroSilveira disse...

Antes de mais gostaria de dizer que é com muito gosto que faço o meu comentário neste blog já enquanto membro do mesmo.Espero servir para algo (frase do ano!).

Não deixa de ser interessante este post do poeta ireverente e a subscrição por inteiro do dj.

Na verdade eu também concordo que as juventudes partidárias têm problemas.E não me canso de os apontar na minha própria.Agora nunca fui pessoa de me esconder atrás dos problemas e muito menos optar por extinguir uma coisa quando acho que poderia estar melhor. É curioso partir deste pressuposto porque in extremis eu deduzo, apesar de estar escrito o contrário no comment do dj, que vocês também são contra os partidos.É que esse "amiguismo" e "compadrio" é lá que tem maior expressão.

Acho também que a vossa grande dificuldade é perceber onde estão as vantagens de uma Jota. Não sei os motivos - desconhecimento não deve ser,pelo menos quero acreditar que não proproriam a extinção de algo que não conhecem e se remeteriam apenas a impressões e suposições - mas denoto que o raciocínio será: "Se têm estas desvatagens e não sei ou acho que não têm vantagens então extingue-se!".

Ora bem eu acho que há muita gente, mesmo muita gente, nas Jotas por interesse.Agora tenho é a certeza e o conhecimento de que não são todas nem sequer as que as pessoas como vocês apregoam.E também sei e muito bem que têm um papel importante, de primeira aproximação dos jovens à política, de debate e de participação cívica de pessoas em tenra idade que se não estivessem alin a discutir estariam em bares ou por aí.Daí ficar estupefacto com a frase de Maria Nogueira Pinto que o dj registou.É de uma pessoa que não faz ideia de como funciona uma Jota!É de alguém que gostaria que a participação cívica das pessoas começasse aos 25 anos!Mas nãos e percebe que uma Jota é não mais uma organização com objectivos de lançar a discussão entre as camadas jovens da população?Tantas vezes criticado o nosso país pelo desinteresse pela política e agora impor-se-ia uma participação cívica apenas a partir dos 25 anos?Isso sim seria direccionado para um fim: o tacho! Porque ao contrário do que pensam a maior parte das pessoas numa Jota não quer ser deputado ou Secretario de Estado ou acessor!Também os há...mas a maior parte TRABALHA de forma desinteressada. É o mesmo falacioso argumento que se poderia aplicar às Associações de Estudantes do Ensino Superior.Eu não o uso, gostava de saber se vocês nesse aspecto têm dois pesos e duas medidas.

Gostava que percebesse ou tentassem perceber de uma vez por todas porque uma pessoa não está numa Jota a "pensar no país" (expressão do dj) mas sim para se cultivarem a elas próprias, para participarem na discussãod e ideias, porque algo as une ideologicamente a outras, porque querem promover o debate a participação cívica activa dos jovens.Agora se me vão generalizar pelos exemplos tenho de vos julgar por algo que não são! :)

Saudações (jovem) socialistas (lol)

PedroSilveira

André Couto disse...

Perfeita a reflexão, por alguma coisa nunca me inscrevi em nenhuma! Subscrevo por inteiro as tuas palavras menos a conclusão. Sou um Homem de fé, creio que pode haver mudança, mas lá que é preciso um abanão... é!

João Gomes disse...

Aplaudo quem colocou a JS em primeiro nas logótipos... realmente é a maior organização de juventude do nosso país..

Parabéns.

DSF disse...

A ideia também pode ter sido como a organização de maiores jovens parasitas do país... É uma questão de interpretação...