terça-feira, março 06, 2007

Uma possível proposta para encher os estádios

O futebol português enfrenta uma crise enorme, nomeadamente porque os clubes não praticam bom futebol, a saúde financeira está debilitada e porque apresentam estádios às moscas. Os preços dos bilhetes nem sempre ajudam, no entanto creio que se poderia dar uma nova vida aos estádios portugueses que lotavam até meados dos anos 90.
Uma possível proposta para promovera ida do público aos estádios passa por atribuir prémios aos clubes que apresentem maior percentagem de público no seu estádio ao longo da época. Normalmente a UEFA atribui uma vaga extra na Taça UEFA ao país que melhor fair-play (menos cartões) apresentar ao longo da época anterior. Creio que em Portugal se poderá fazer algo semelhante, em particular a atribuição de pontos ao clube que tiver a maior % do estádio cheio ao longo da época. Como se poderá concretizar esta ideia?
Em cada jogo dos campeonatos nacionais, são reservados alguns lugares para os adeptos da equipa visitante. Estes teriam que ficar de fora das contas da dita % sob pena de ficarem lugares vazios sobretudo em jogos entre rivais directos, só para que o adversário não pudesse beneficiar com isso. Excluíndo a % reservada aos adeptos visitantes, só contará a lotação reservada aos adeptos da casa. Por exemplo: se o Estádio da Luz leva 65 mil espectadores, num jogo contra o Porto, 2.ooo lugares não contavam. Pelo que teríamos 63 mil lugares a que correspondem 100%. Se o estádio só tiver 56.700 espectadores... isso vai dizer-nos que o Benfica teve uma lotação de 90% nesse jogo. Assim se fariam as contas para todos os jogos do campeonato. O clube que tivesse maior % de preenchimento do estádio no final da época, seria brindado com 3 pontos que poderão ser úteis na luta pelo título, nos acessos à Taça UEFA e Liga dos Campeões, ou até na fuga à despromoção.
Os adeptos teriam como motivante assistir aos jogos no Estádio, porque estariam a ajudar o próprio clube, os adeptos visitantes não influenciariam nem estragariam as contas, e os clubes teriam que baixar o preço dos bilhetes para terem os estádios cheios. Naturalmente que saiem destas contas entradas no Estádio a custo 0, ainda que nem assim muitos clubes consigam chegar a 1/3 da lotação, como se vê de vez em quando.
Esta ideia é muito embrionária e se for trabalhada talvez possa resultar daqui algo positivo para o futuro do futebol português e para voltarmos a ter estádios cheios como antigamente.

Sem comentários: