sexta-feira, março 23, 2007

Toda a verdade: os Estrumpfs

Toda a gente os conhece e muitos gostam deles. Eu recordo-me deles na minha infância e gostava deles também. Ninguém resistia a um boneco Estrumpf. Mas será que todos sabem o que está por trás destes bonecos? Se não sabem, passo a explicar:
- sempre houve muita gente que os associou aos valores morais que tentavam passar nos desenhos como a entre-ajuda, o sentido de grupo, a bondade, etc. É um facto. Eles realmente queriam passar isso.
- o seu criador (Peyo), falecido em 1992, era Nazi e defensor dos ideais propagados pelo Ku Klux Klan.
- o tipo que faz de "mau", Gargamel, tem um nome judeu. Se repararem no que o mau da fita faz, pode-se observar que se tenta passar para o exterior aquilo porque os judeus são conhecidos, além do trabalho: a ganância. Gargamel dá uma moeda a um Estrumpf, com a esperança de ele se vir a tornar ganancioso. As suas intenções produzem efeitos, o que acaba por abanar um pouco a Vila dos Estrumpfs. No final do episódio, quando tudo se resolve, o Estrumpf divide a sua riqueza com os restantes Estrumpfs. Para o Estrumpf que recebeu a moeda e se tornou rico, apesar de não ser censurável porque tal fora-lhe dado e era seu, era errado do ponto de vista moral, que ele tivesse mais que os restantes. O ideal do Nacional Socialismo também era assim...
- Outro factor que prova as ligações do autor dos Estrumpfs ao KKK, é o facto de todos usarem um barrete, branco, tal como na dita organização se usava.
- O líder da Vila dos Estrumpfs, o velhadas, usava um barrete vermelho, diferente de todos os outros, tal como o líder do KKK, que também usava um barrete e vestimentas vermelhas.
- Sempre que um Estrumpf ficava de cor preta, era sinónimo de ficar mau. Aqui se via o impacto que teria nas crianças, tal como outros desenhos animados: tudo o que é preto, é sinónimo de ser mau. Gargamel, o tal mau da fita, tem um nome descendente de Judeus alemães, bem como o gato que ele tem com o nome de Azrael. Na mitoligia judaica, Azrael é o anjo que separa a alma do corpo, no momento da morte. Tem um nariz grosso, um livro de feitiços hebraico, e a tal obsessão com o dinheiro.
- Em alguns episódios, os Estrumps dançavam à volta da fogueira, o que em muito se assemelha aos rituais do KKK.
- A única mulher dos Estrumps, Estrumpfina, representa o ideal ariano que Hitler tanto progagava como o Ariano Ideal: longos cabelos loiros, bem loiros e olhos azuis.
- Os Estrumpfs eram sinónimo de solidariedade, trabalho e igualdade, tal como os ideais dos Nazis.
- Os Estrumpfs passam, ainda, o ideal de não se misturarem raças: todos os Estrumpfs são iguais, azuis, com barrete branco, enquanto o "judeu",Gargamel, lança feitiços e só procura fazer o mal a todos os puros e inocentes Estrumpfs.

Personagens (como já não me lembro dos nomes deles em português, excepto o da Estrumpfina, vou colocar alguns em inglês):
Papa Estrumpf - é o líder da Vila dos Estrumpfs, e representa a sabedoria. Sempre pronto a ajudar qualquer Strumpf que esteja a precisar de ajuda. Também é um bom alquimista.
Estrumpfina - é a única mulher da Vila. Foi criada por Gargamel como sendo um Estrumpf lilás, com cabelo negro para criar confusão no meio dos outros Estrumpfs. No entanto, as suas qualidades de Estrumpf destacaram-se e foi aceite pelos restantes. É bastante inteligente e aproveita-se do facto de ser mulher para seu proveito.
Estrumpf Inteligente - sempre do lado do Papa Estrumpf, e é um moralista que acredita que tudo o que este diz, é sagrado. É o único Estrumpf que leva tudo a sério. É o tipo que está sempre por perto a tratar da situação, quando é preciso. Faz uso da sua inteligência e astúcia para escapar às armadilhas de Gargamel.
Estrumpf Vaidoso - gosta de sentir que está bem apresentável, sobretudo diante da Estrumpfina. Gosta de andar sempre com uma flor cor-de-rosa no barrete porque se sente bem com isso e a flor dá-lhe charme. Acha-se o Estrumpf perfeito. Está sempre pronto a ajudar mas faz sempre questão de estar no seu melhor quando o faz.

Existem muitos outros Estrumpfs, tendo eu apenas retratado os principais. Cada um tem uma característica típica da sociedade em que vivemos. Acabam por representar o todos diferentes, todos iguais, mas... apenas entre Estrumpfs! Estas são as ideias que foram retiradas de vários websites e de alguns livros. Quanto à caracterização dos personagens destaco o link www.stellapower.net/smurfs/smurfychars.html .

Sem comentários: