quarta-feira, setembro 10, 2008

Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão!

"A queda dos preços do crude, que caiu de um valor recorde de perto de 150 dólares (105.76 euros) por barril para 102 dólares (71.93 euros), começa a inquietar os membros da OPEP, cujas economias dependem largamente do petróleo."

Fonte: Público

(Finjo que) Não compreendo! Quando o preço do barril de petróleo se situa perto dos 150 dólares, o litro de gasolina custa 1,50€. Quando o preço do petróleo se situa nos 102 dólares, o litro de gasolina custa menos 4 a 5 cêntimos. A desculpa é a do costume: os elevados preços do petróleo, a recessão económica dos EUA, a influência da Lua Nova na plantação da batata e a diminuição da quantidade de goiaba apanhada no Burundi. As gasolineiras inventam de tudo para continuarem com as suas manobras usurárias onde exploram como podem os condutores. O preço do litro de gasolina já devia estar situado, no mínimo, em 1,10€. Perdoem-me pelo que vou dizer mas começo a "tolerar" (para não dizer "quase aplaudir") os assaltos aos postos de combustíveis. Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão. Só é pena que no meio de tudo isto quem mais sofra seja o pobre funcionário que vê uma arma ser-lhe apontada à cabeça sem ter culpa de nada.

4 comentários:

Pedro Sá disse...

E que tal renunciares à inscrição na Ordem ? E já agora deixares de trabalhar como jurista ?

Quem diz uma coisa destas NÃO PODE EM CIRCUNSTÂNCIA ALGUMA exercer uma profissão jurídica !

(Para não falar na monumental ignorância de quem desconhece completamente os vários factores associados ao preço, designadamente que mais de metade do que se paga por litro são impostos)

BadMads disse...

Não esquecendo que pouco mais de 5% p/L do gasóleo em Portugal é biodiesel, fabricado e refinado em 2 fabricas no território nacional, Torrejana (Torres Novas) e Iberol (Alhandra), A incorporação de biodiesel no gasóleo vendido em Portugal vai reduzir 15% a 20% as importações daquele combustível.
Tendo em conta que Portugal gastou, no ano de 2005, 427,9 milhões de euros na importação de gasóleo, a medida trará uma poupança entre 64,2 e 85,6 milhões de euros.
Agora digam-me se isto não é ser ladrão?

BadMads disse...

Sr. Pedro Sá sabe-me dizer quais são esses factores a que se reporta?

Pedro Sá disse...

Todos eles se reconduzem ao fiscal, na prática, sem esquecer os custos salariais e etc., que nada têm a ver com o preço do petróleo.