É, de facto, a chamada inovação tecnológica. Conseguem verdadeiramente formatar seres humanos, que estupidificam e deixam de pensar pela própria cabeça.
Tenho o MSN para o telemóvel, via Vodafone. Durante algum tempo tudo funcionou sem quaisquer problemas. Há algumas horas deixei de conseguir fazer o login e contactei o 16912, serviço de apoio ao cliente. Ao expor a situação, o funcionário pediu-me a versão do telemóvel. O equipamento que possuo tem a versão 05.00. O funcionário alerta-me para o facto de a versão que tenho ser demasiado avançada para suportar o MSN, pois o MSN no equipamento que disponho só é compatível com a versão 03.92. Devo referir que a versão do equipamento data de Abril de 2007, ou seja, ano e meio depois continua a ser o último grito na Finlândia e em Portugal um sonho a longo prazo. Foi-me então dito que a vodafone não pode garantir o funcionamento do software, numa versão "muito avançada".
Se o meu telemóvel tivesse a versão 03.92 e o necessário para funcionar fosse a 05.00 eu compreendia, actualizava o software do equipamento e toda a gente ficaria feliz. Mas com a situação oposta não faz qualquer sentido. Interroguei o funcionário para o facto de durante muito tempo tudo ter funcionado na perfeição e de repente deixar de dar. A formatação da vodafone foi tão boa que o tipo repetiu vezes sem conta "a Vodafone não pode garantir o funcionamento do MSN num telemóvel que não tenha a versão 03.92". Decidi perguntar-lhe se achava que o que me estava a dizer fazia sentido, e o tipo volta a repetir a resposta. Pedi que a chamada fosse transferida para um supervisor, na esperança falar com um tipo não formatado que pelo menos me conseguisse explicar o porquê de um software avançado servir para menos do que um software retrogrado. O supervisor insistiu na tese do funcionário e quando lhe pergunto se acha que faz sentido, o tipo responde "as coisas funcionam assim". Insisto na pergunta e o supervisor responde:
- Sim, acho que faz sentido um telemóvel recente [recorde-se que o meu 'topo de gama' data de Abril de 2007] não aceitar software que os mais antigos aceitam.
- Ok, então se faz sentido, diga-me duas coisas: 1) porque é que o meu telemóvel sempre funcionou bem até à data de hoje; 2) porque é que desde Abril de 2007 que não arranjaram uma versão compatível para algo actualizado, se bem que a esta hora já deva o telemóvel andar na versão 10.50. - ripostei.
- A Vodafone não pode garantir o funcionamento do MSN num telemóvel que não tenha a versão 03.92 e as coisas funcionam assim. - disse o atendimento automático, aliás, o supervisor.
- Então isto tudo faz sentido para si? - insisti.
- Sim, faz todo o sentido.
- Ok, então esta conversa fica por aqui.
Ficou por aqui a chamada com o atendimento automático da Vodafone. Acho impressionante e assustador termos gente que não pensa pela própria cabeça e que tudo o que sabe dizer é "as coisas são assim" e "sim" a tudo o que a empresa dita, ainda que a solução passe por chibatadas e penas infamantes aos seus funcionários. Fico a pensar na chamada evolução tecnológica e penso ainda que não é por acaso que as pessoas são cada vez mais substituídas por máquinas seja na Vodafone, seja no Jumbo, seja nos bancos. Não censuro empresas que despeçam os funcionários para os trocar por máquinas. Pudera, os funcionários humanos dão mais dores de cabeça ao cliente, dão mais despesa à empresa e pensam menos do que as máquinas!
Tenho o MSN para o telemóvel, via Vodafone. Durante algum tempo tudo funcionou sem quaisquer problemas. Há algumas horas deixei de conseguir fazer o login e contactei o 16912, serviço de apoio ao cliente. Ao expor a situação, o funcionário pediu-me a versão do telemóvel. O equipamento que possuo tem a versão 05.00. O funcionário alerta-me para o facto de a versão que tenho ser demasiado avançada para suportar o MSN, pois o MSN no equipamento que disponho só é compatível com a versão 03.92. Devo referir que a versão do equipamento data de Abril de 2007, ou seja, ano e meio depois continua a ser o último grito na Finlândia e em Portugal um sonho a longo prazo. Foi-me então dito que a vodafone não pode garantir o funcionamento do software, numa versão "muito avançada".
Se o meu telemóvel tivesse a versão 03.92 e o necessário para funcionar fosse a 05.00 eu compreendia, actualizava o software do equipamento e toda a gente ficaria feliz. Mas com a situação oposta não faz qualquer sentido. Interroguei o funcionário para o facto de durante muito tempo tudo ter funcionado na perfeição e de repente deixar de dar. A formatação da vodafone foi tão boa que o tipo repetiu vezes sem conta "a Vodafone não pode garantir o funcionamento do MSN num telemóvel que não tenha a versão 03.92". Decidi perguntar-lhe se achava que o que me estava a dizer fazia sentido, e o tipo volta a repetir a resposta. Pedi que a chamada fosse transferida para um supervisor, na esperança falar com um tipo não formatado que pelo menos me conseguisse explicar o porquê de um software avançado servir para menos do que um software retrogrado. O supervisor insistiu na tese do funcionário e quando lhe pergunto se acha que faz sentido, o tipo responde "as coisas funcionam assim". Insisto na pergunta e o supervisor responde:
- Sim, acho que faz sentido um telemóvel recente [recorde-se que o meu 'topo de gama' data de Abril de 2007] não aceitar software que os mais antigos aceitam.
- Ok, então se faz sentido, diga-me duas coisas: 1) porque é que o meu telemóvel sempre funcionou bem até à data de hoje; 2) porque é que desde Abril de 2007 que não arranjaram uma versão compatível para algo actualizado, se bem que a esta hora já deva o telemóvel andar na versão 10.50. - ripostei.
- A Vodafone não pode garantir o funcionamento do MSN num telemóvel que não tenha a versão 03.92 e as coisas funcionam assim. - disse o atendimento automático, aliás, o supervisor.
- Então isto tudo faz sentido para si? - insisti.
- Sim, faz todo o sentido.
- Ok, então esta conversa fica por aqui.
Ficou por aqui a chamada com o atendimento automático da Vodafone. Acho impressionante e assustador termos gente que não pensa pela própria cabeça e que tudo o que sabe dizer é "as coisas são assim" e "sim" a tudo o que a empresa dita, ainda que a solução passe por chibatadas e penas infamantes aos seus funcionários. Fico a pensar na chamada evolução tecnológica e penso ainda que não é por acaso que as pessoas são cada vez mais substituídas por máquinas seja na Vodafone, seja no Jumbo, seja nos bancos. Não censuro empresas que despeçam os funcionários para os trocar por máquinas. Pudera, os funcionários humanos dão mais dores de cabeça ao cliente, dão mais despesa à empresa e pensam menos do que as máquinas!
1 comentário:
Qto eu te compreendo a frustração! É uma cultura de iniquidade - não há respeito. Pensam que podem enrolar o ppl, porq o ppl não está a par de como as coisas são factualmente. Há mui poucos q escapam desta miséria de sistema imoral em q se estrutura o profissionalismo portuguesinho.
Sou solidário.
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