domingo, setembro 07, 2008

Manuela Ferreira Leite falou: o silêncio pode mesmo ser de ouro!

"Neste seu muito aguardado discurso, a presidente do PSD falou da existência de uma sensação de insegurança na sociedade e afirmou que “não se sente que os criminosos sejam perseguidos e punidos”."

Fonte: Público

Compreendo a estratégia por trás do silêncio de Manuela Ferreira Leite: passar ao lado do populismo e não desgastar a sua imagem, dois factores que vulgarizaram os seus antecessores e contribuíram para que o PSD continuasse em sua queda livre. A estratégia tem funcionado: o PSD continua a subir nas sondagens, o que só revela que o silêncio por vezes é de ouro. Sempre que decidir falar, MFL terá todas as atenções concentradas na sua pessoa, chegando a dar-se ao luxo de abrir telejornais, pois "MFL falou". Quando fala, é assertiva, o que faz com que sempre que falar, o faça de forma breve e eficaz.
O único senão nesta estratégia prende-se com o factor "intempestividade": hoje, MFL falou, mas falou de um tema que já está demasiado (de)batido. A líder do PSD devia ter falado pouco e bem, mas mais cedo. O assalto no BES já foi há muito tempo, os debates sobre segurança também e não havia necessidade de se falar nisso depois de dez milhões já o terem feito várias vezes. MFL tem que continuar a falar pouco e poucas vezes, mas tem que se antecipar a todos os outros actores: afinal, é isso que fará dela a solução!

Sem comentários: