domingo, setembro 10, 2006

Algumas incoerências da Bíblia

Um dos motivos para me fazerem desconfiar de religiões, são as incoerências das suas crenças, filosofias ou textos sagrados. Há quem acredite cegamente naquilo que a sua denominação religiosa diz. Eu prefiro ligar todos os pontinhos das coisas e ver se fazem sentido. Bem sei que a religião e Deus, etc são do domínio da fé, e a filosofia e o pensamento são do domínio da razão, combinando-se raramente. Ainda assim, faço o meu esforço. Quem já não foi abordado por monges budistas, testemunhas de Jeová, pessoas da IURD, mormons, etc? Gosto quando me escolhem para ser mais um possível seguidor da sua religião, porque gosto de debater com eles. Eles é que acabam por se fartar e começam a fugir, recusando-se a trocar ideias.
Aproveitando esta onda, e pegando num folheto que ainda ontem uma destas denominações me deu, apresento aqui algumas questões:
- se Deus é perfeito, tudo o que faz é bom e perfeito, como é que criou um anjo como Lucifer, que acabou por se transformar em anjo mau e invejoso?
- se Deus nunca falha, como foi possível criar um anjo mau?
- se a inveja e a ira, são coisas que Satanás cria, quem é que as criou nele, quando só existia ele e Deus? Se só havia o Bem, quem criou o Mal?
- a Bíblia diz, por uma só vez, que Deus errou e não voltará a cometer nenhum erro. Se quem erra, não é perfeito e tem pecados, então Deus não terá pecado quando errou dessa vez?
- se Deus é misericordioso e bondoso, porque é que não perdoou Adão e Eva pela 1.ª falha? Ainda por cima foram enganados.
- se Deus é justo, porque é que todos os bebés que nascem, nascem debaixo do pecado do Adão e Eva? Porque é que cada um de nós tem que pagar pelo que os outros fizeram?
- se Deus sabe tudo e está em todo o lado, como é possível estar diante das fomes e das guerras e nada fazer?

9 comentários:

José Pedro Salgado disse...

Se começas a olhar p a Bíblia de uma perpectiva racional, encontras muitos erros como esses.
Não kero ser dakeles k afasta a discussão com a resposta "É uma kestão de fé..." e afirmações afins, mas a verdade é k só há duas maneiras de ler a Bíblia: ou se acredita no que ela conta e se tem fé, ou não se acredita mas gosta-se da história.

ATG disse...

Concordo contigo. Realmente é melhor ficar-me por uma das duas opções que disseste. Opto pela segunda.

Unknown disse...

Se alguém acredita que Deus tem um oposto que é o Diabo, cabe-me perguntar? Qual é o tamanho do teu Deus? Bora ter esta discussão um dia? ;)

Escrevo, logo existo! disse...

Gostei muito da sua linha de pensamento. Bate bastante com o que eu penso!
Me adiciona no msn pra gente trocar uma ideia.
helder.garoti@hotmail.com

Unknown disse...

a bíblia tem erros como outros livros e porisso não deveria ser usado para normatizar a vida das pessoas e sim para ter condutas mais racionais e humanas.

Prof Kleber disse...

Conduta mais racional e humana? Vcs nao leram a biblia. Ela é um livro cheio de apologias a escravidao, assassinato, estupro, genocidio, traicao, etc. Nunca deveria ser usado como base filosofica para nada. Deus nunca disse (nem na biblia) para fazer a biblia, cada religiao tem a sua, como vcs tem certeza que essa é a biblia certa?

Unknown disse...

Apóio o professor cleber e só faço uma pergunta que é:Se a biblia ensina coisas boas nas quais devemos nos apoiar moralmente então qual é o numero de religiosos no sistema carcerario hoje? então pergunte ao google:"Os ateus são pessoas más?".
Seja(m) feliz(es) com seu(s) deus(es)

Fible disse...

Primeiro: Deus criou os anjos com alma, vontade, consciencia e livre abítrio, ou seja, eles são livres pra fazer o que quiser, Deus não criou Lucifer do mau, ele queria se igualar a Deus, o que é impossível, e foi tomado pela inveja e caiu.

Segundo: leia acima.

Terceiro: Os anjos, assim como Deus, sempre tiveram conhecimento do bem e do mal, coisa que Adão e Eva tiveram que comer o fruto proibido para ter, então o bem e o mal sempre existiram.

Quarto: Aonde está escrito que Deus já errou alguma vez ?

Quinto: Deus deu instruções claras para Adão nao comer do fruto proibido, era a única lei que ele impôs na época, se só tem uma lei, uma só forma de quebrar a lei, e mesmo assim Adão o fez, e ainda por ordem de satãn....

Sexto: Todos os bebês nascem debaixo do pecado de Adão e Eva pois Deus trata o homem como um todo, com a raça humana, e só é possível se livrar desse pecado confessando o nome verdadeiro do messias, que não é jesus (pesquise sobre isso) e do pai, que não é Deus, pois Deus é só título(idem).

Sétimo: Fome e guerra é consequencia do pecado, e as escrituras nunca disse que não haveria fome e guerras, pelo contrário.

Peço que antes de postar algumas coisas sem sentido, pesquisem e se informem no assunto. (:

Mauro disse...

Fazer contorcionismo e colocar remendos para tentar salvar textos bíblicos é uma tarefa difícil e gera derrapagens risíveis. O Fibow alega que "Deus criou os anjos com alma, vontade, consciência e livre arbítrio, ou seja, eles são livres pra fazer o que quiser, Deus não criou Lúcifer do mau, ele queria se igualar a Deus, o que é impossível, e foi tomado pela inveja e caiu" sendo onisciente deus conhecia previamente este desfecho, sabia antemão quais as escolhas que os tais anjos fariam, não poderia se surpreender com o runo da prosa, a onisciência priva o tal deus dos sabores das surpresas. Os anjos estavam blindados, condenados, programados para seguir conforme o que deus já havia previsto em sua onisciência, não poderiam fazer diferente, seguir outros caminhos que não os que deus conhecia. Só haveria uma alternativa para que os anjos tivessem plena liberdade de escolha, deus não ser onisciente.
* Aonde está escrito que Deus já errou alguma vez ? Essa é fácil, há vários exemplos claros da incompetência divina. 1º Deus para justificar o dilúvio diz" está arrependido de ter criado o homem" isto é um testemunho do próprio "todo poderoso" que falhou. Por isso precisou afogar a todos. O mundo se corrompeu e o deus onisciente não sabia? Se não sabia é porque não era onisciente, se sabia e mesmo assim os criou é porque este era seu desejo.
*Deus deu instruções claras para Adão nao comer do fruto proibido, era a única lei que ele impôs na época, se só tem uma lei, uma só forma de quebrar a lei, e mesmo assim Adão o fez, e ainda por ordem de satãn.... Te pergunto, o teu deus quando criou Adão e Eva e os colocou no paraíso, exposto as artimanhas de uma "cobra falante"rss rss estava com o prazo de validade de sua onisciência vencido ou já sabia que a cobra falante iria convence-los a transgredir?
Se todas as guerras, doenças, crimes, dissabores são resultado de um pecado original que deus sabia em sua onisciência que aconteceria, estamos apenas a cumprir um programa, um roteiro pré estabelecido e engessado pelo conhecimento antecipado de deus.