terça-feira, novembro 21, 2006

Vasco da Gama


Vasco da Gama nasceu em 1468, provavelmente na cidade de Sines.Foi este navegador português que, em 1497-98, descobriu o Caminho Marítimo para a Índia, ou seja, como lá chegar por mar.
Até então, o caminho habitual para os europeus era por terra, o que demorava muito tempo...
A Índia tinha especiarias, que era uma mercadoria valiosa na Europa, o que interessava aos portugueses (e a outros povos) para as venderem de novo e assim ganharem muito dinheiro.
Quanto mais barato se comprasse, menos se gastava e podia-se vender na mesma ao preço habitual, por isso esta descoberta era muito importante !
Evitavam-se assim os intermediários, que vendiam as mercadorias sempre um pouco mais caras do que as tinham comprado, claro !
No dia 8 de Julho de 1497, por ordem do rei D. Manuel I, Vasco da Gama partiu do Restelo, em Lisboa, com 170 homens e quatro barcos para tentar chegar à Índia por mar.
O mais complicado foi passar no Cabo da Boa Esperança, no extremo (sul) da África do Sul, onde há sempre muitas tempestades.
O que lhe valeu foi que o navegador Bartolomeu Dias já o tinha conseguido dobrar em 1488, e assim os marinheiros de Vasco da Gama já não tiveram tanto medo, pois já sabiam os segredos do Cabo.
Antes de Bartolomeu Dias o ter dobrado, o Cabo da Boa Esperança se chamava Cabo das Tormentas. É que não havia navio nenhum que ali não naufragasse !
Em Maio de 1498, chegou a Calecute (na Índia) com a caravela Bérrio e as naus São Gabriel (comandada por ele) e São Rafael (comandada pelo irmão, que se chamava Paulo da Gama).
Quando voltou a Lisboa, em Agosto de 1499, foi recebido por D. Manuel I com muitos elogios e alguns "prémios" pelo bom serviço que tinha prestado ao reino.
Um desses "prémios" foi poder passar a ser chamado de "Dom", um título que o rei só dava aos senhores mais importantes do reino.
Vasco da Gama ainda fez mais duas viagens por mar até à Índia. Uma em 1502 e outra em 1524. Quando regressou da viagem de 1502, em 1504, foi novamente recebido muito bem e ganhou os títulos de conde da Vidigueira e de vice-rei da Índia.
Morreu pouco depois da sua última viagem, no dia 25 de Dezembro de 1524, em Cochim, na Índia, devido a uma doença muito grave.

Sem comentários: