sexta-feira, janeiro 02, 2009

Discurso do Presidente: o mesmo de sempre...

O Presidente Cavaco Silva admitiu hoje que 2009 "vai ser um ano muito difícil" e avisou o Governo que "a verdade é essencial", considerando que "as ilusões pagam-se caras". Apesar de até bem recentemente os discursos do Presidente da República serem os únicos aos quais prestava alguma atenção, confesso que perdi a paciência de vez. Este tipo de retórica ameaçadora ao Governo, afirmando que "as ilusões pagam-se caras", ou que o Primeiro-Ministro "tem que ter muito cuidado com o que anda a fazer", sob pena de vir a "pagar por isso" já não enganam ninguém. Sinceramente, alguém consegue levar Cavaco Silva a sério? Será que algum ministro ou deputado treme, por um segundo que seja, de cada vez que ouve o Chefe de Estado? Vamos pôr as cartas na mesa: depois de tanta ameaça e nenhuma acção e de ver que o Executivo e o Parlamento ignorarem cada vez mais que em Portugal exista um Presidente da República, alguém consegue reconhecer autoridade a Cavaco Silva?

1 comentário:

Ricardo Bernardes disse...

Também não me parece que a função do Presidente seja fazer ninguém tremer. Nota-se, de uma forma muito clara, o seu desencanto com o mandato do Presidente Cavaco Silva - mandato esse que tem isso irrepreensívelmente exercido dentro dos limites do que lhe é permitido. Mas deixe-me dizer-lhe que esse desencanto só vem, ainda que com 3 anos de atraso, dar razao a todos os fantasmas dos que na campanha de 2006 defendiam que Cavaco era apoiado por pessoas que pretendiam um Presidente dirigista, revanchista, partidário e mais interventivo do que a Constituição permite.

Repare, não é que não tenha todo o direito de defender que o Estatuto do Presidente deverá ser esse. Só está, talvez,a ser injusto, ao exigir-lhe que, neste momento, actue dentro de um Estatuto que nao é o seu.