quinta-feira, novembro 20, 2008

Brasil 6-2 "Portugal": calma, amigos, está tudo bem...

Ontem realizou-se uma partida de futebol entre o Brasil e uma Selecção do Resto do Mundo treinada por Carlos Queiroz, mas com o patrocínio da FPF. Calma, amigos, está tudo bem. Aquilo não era Portugal e tenho vários dados que apontam para isso. A começar pelos alegados "hinos nacionais". Não sei o que é que raio tocou no "Bezerrão", mas "A Portuguesa" não foi de certeza. Quando comecei a ouvir o instrumental inicial completamente desfasado da versão original do hino português pensei logo "isto não vai correr bem". Quando oiço uma voz feminina com sotaque português a cantar aquela aberração sob a forma de música (?) pensei que hino seria aquele. Se foi uma tentativa de tocar o hino nacional português, deixem-me dizer-vos que ontem, 19 de Novembro de 2008, um símbolo nacional foi desrespeitado em território brasileiro e deve ser sancionado por isso. De seguida ouviu-se outro hino o qual diziam que era o do Brasil. Não sabia que existem países com hinos sertanejos com os Tony Carreiras lá do sítio a cantá-lo. Aquele não é o hino do Brasil e se eu fosse brasileiro sentia-me envergonhado com aquilo que ontem ouvi. É incrível, mas no meio daquele jogo o que mais consigo destacar são duas músicas caipiras que tocaram ontem e às quais chamavam "hinos nacionais".
Segue-se a formação das equipas. De um lado vejo jogadores brasileiros a jogar de azul e amarelo. Do outro vejo uma equipa do Resto do Mundo, ou "equipa da Lusofonia": dois brasileiros, um venezuelano (temos em Caracas uma forte comunidade portuguesa), um cabo-verdiano, um congolês, e alguns portugueses. Alguém se esqueceu de convocar um moçambicano, um timorense, um são-tomense e um guineense e tinhamos a equipa da CPLP. Os brasileiros cedo se revelaram. Logo vi que isto de pôr dois "dos outros" a jogar na suposta "nossa equipa" acabaria por dar mau resultado. Não quero fazer deles bodes espiatórios, a verdade é que se Pepe não é espiatório, pelo menos ontem foi um valente bode. Primeiro golo do Brasil: Pepe tem a bola em seu poder, ao ser pressionado podia despachá-la, mas opta por tentar enganar Robinho. O brasileiro roubou a bola ao brasileiro e estava feito o golo. Segundo golo do Brasil: Pepe marca Fabiano, e este, praticamente sem ângulo, consegue fazer golo. Como? Não sei, perguntem ao defesa do Real Madrid que diz que se sente muito português. Quarto golo do Brasil: Bruno Alves está a pressionar Kaká e Pepe marca Luís Fabiano. Pepe tem um (de muitos) bloqueio mental, deixa Fabiano sozinho e tenta roubar a bola a Kaká. Este ainda consegue rematar a bola que após defesa de Quim sobra para o jogador que o Pepe deveria estar a marcar. O outro brasileiro não tenho a certeza se jogou. Alguém viu o anão do Chelsea? Vem aí um terceiro "português" a caminho. Nasceu em S. Salvador. Não, não fica em Portugal, fica na Bahia. Já foi caixa de supermercado, mas agora diz que vem para ajudar "Pôrtugáu". Só espero que não acabe a carreira a fazer assaltos a instituições bancárias.
Insisto na ideia de que quem entrou ontem em campo não foi Portugal, mas a Selecção do Resto do Mundo. Lá porque tinha 7 portugueses em campo, não podemos confundir aquilo com a Selecção Portuguesa. Por acaso alguém considera "Selecção Portuguesa" àquelas equipas que juntam os "amigos do Figo" aos "amigos do Zidane" onde até o Schumacher participa? Alguém pede responsabilidades ao treinador dessas equipas porque o jogo acaba 11-6? Não se iludam: estava lá o Cristiano Ronaldo, o Maniche e o Simão, mas aquilo era a equipa da Lusofonia a festejar qualquer coisa nos arredores de Brasília. Tenham calma, a nossa equipa não é aquela, e muito menos é a que está a disputar a qualificação da zona europeia para o Mundial'2010.

Nota 1: Não percebo porque é que Carlos Queiroz assumiu as responsabilidades. Foi bonito ver Queiroz com ar humilde a dizer que a culpa é sua e que assumia as responsabilidades. Pergunto: "so what?". E então? Ele assumiu as responsabilidades e o que é que resulta daí? O pagamento de alguma multa? Desconto no ordenado e no subsídio de Natal? Demissão? Não me parece.

Nota 2: Com os dois frangos do Quim aquele jogo tinha ficado empatado a dois. Aí sim tudo seria normal, quer nos frangos do Quim, quer no resultado. Não se iludam: aquela não é a Selecção Portuguesa.

2 comentários:

Vasco Miguel Casimiro disse...

Caro Dj,

A senhora que cantou a Portuguesa chama-se Eugénia Melo e Castro e é bem portuguesa.

In Record:

Brasil-Portugal: Eugénia Melo e Castro canta hino português
CANTORA ESTÁ RADIANTE COM OPORTUNIDADE

A cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro vai cantar o hino de Portugal antes do jogo particular entre a Selecção Nacional e o Brasil, que se disputa quarta-feira em Gama, arredores de Brasília.

"Estou tão contente com o convite. Vai ser uma experiência inédita. Nunca na vida fui a um jogo de futebol para cantar", disse à Agência Lusa a cantora portuguesa.

O convite foi feito pelo Governo de Brasília e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sendo que o hino brasileiro será cantado pelo cantor brasileiro Zezé de Camargo.

ver também:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eug%C3%A9nia_Melo_e_Castro


Cumprimentos

Vasco de Sousa Casimiro

Pedro Sá disse...

Tu és mesmo racista fdx.