quarta-feira, janeiro 09, 2008

Roubo não muito SMART

Ando desde há algum tempo a procurar um SMART ForTwo CDI, em segunda mão, de 2002 ou 2003, para comprar. Qual não é o meu espanto quando vejo SMARTs destes a preços como 8.000, 8.500 euros, 7.000. Reparo que em 2002/2003 estes carros custavam... 8.500/9.000 euros. Ou seja, anda muita gente a querer vender carros com 5 e 6 anos ao preço com que os comprou novos na altura. Não é por acaso que alguns dos anúncios de venda que dizem "URGENTE", há mais de dois meses que continuam à venda com o mesmo carácter de urgência de há algum tempo atrás. Entretanto, aquilo que era um carro com 4 ou 5 anos em 2007, por mais que tenha a matrícula a dizer 12/2002 ou 12/2003, ao chegar a 1 de Janeiro de 2008, é automaticamente um carro com 5 ou 6 anos (conforme seja de 2003 ou de 2002).
Pasmo-me ainda mais quando compro revistas da especialidade, e os especialistas dão como preço para SMARTs ForTwo CDI de 2004 o preço de 6.420 ou 7.200 euros, conforme seja a versão Pure ou Pulse. Eu disse carros do ano de 2004, ou seja, com 4 anos. Por carros de 2003, os especialistas na matéria dizem que a versão Pure tem como preço justo, se estiver em estado "como novo", o preço de 6.250 e a Pulse 6810 euros. De 2002, a versão Coupé CDI passion (topo de gama) terá um preço justo de 6810 euros. Pergunto: como é possível andarem a pedir por carros de 2002 CDI, Pure, Pulse e Passion preços acima dos 7.000 e até dos 8.000 euros? Aliás, ainda ontem me deparei com um SMART de 2002 cujo preço era 9.500 euros e num stand pediam 10.500 euros por um de 2003 já usado.
Bem, se alguém souber quem tenha à venda um SMART de 2002 ou de 2003 ForTwo CDI por menos de 6.800 euros, avise-me. Claro, se for nacional. É que há que acrescentar que alguns dos anúncios colocam à venda SMARTs importados. Se nem nacionais valem o preço que lhes dão, quanto mais importados. Quem dá 8.000, 8.500 ou 9.000 euros por um carro de 2002/2003, dá mais 2.000 euros por um modelo novo de 2008. E assim continuam os de 2002/2003 a desvalorizarem-se e a continuar com o carácter "urgente". Se não conseguir encontrar um preço justo e digno, possivelmente enveredarei pelo modelo novo. Só tenho a ganhar. Dar quase o mesmo preço por um carro velho do que posso dar por um novo, isso é que nunca.

1 comentário:

Luís Rocha disse...

Antes de mais, o contraponto entre a exortação de Sarkizy como "macho" e esta vontade de ter um...smart. LOL

Depois, uma série de conselhos, já que, mesmo tratando-se de vc, ng merece ser aldrabado, mesmo que seja pelo próprio.

Nenhum smart novo custa ou custou 8000 euros.

Nenhum smart novo custa menos de 12.000 euros.

O smart anunciado "desde 10 mil e qualuqer coisa euros" não existe, porque o representante português não vende carros base.

Comprar um smart nacional é um convite a ser aldrabado.

Quanto à desvalorização tome em consideração um substantivo e uma expressão juridica: "Eurotax" e "dupla tributação".

E por fim, a garantia que este post não fica online: Parabéns por lhe terem aprovado a tal bolsa para o Mestrado.