terça-feira, dezembro 27, 2005

Frase do Ano de 2005

"Sou fascista, mas não sou racista!" - Di Canio

Infelizmente, há quem teime em confundir estes dois conceitos! Faço minhas as palavras do Di Canio. Realmente, como te entendo... No meu caso, sou a favor do regime ditatorial e recuso ser confundido com racistas! Uma coisa é acreditar que existem pessoas com características específicas superiores às outras, que é o racismo! Outra é o governo de um só, com uma ideologia imposta, e com liberdades limitadas para todos. Porém, quem tem falta de argumentos e cabeça fraca, insiste em confundir um ditador, ou um fascista com um racista! E, nem sempre isso acontece. Pelo contrário...

10 comentários:

ATG disse...

Caro Tuca,

digamos que o fascismo em si, é a ideologia e a ditadura a forma prática correspondente de exercer essa mesma ideologia. Certamente que existe ditadura comunista, tal como existe ditadura de Direita. O que as distingue será, tão-somente, as ideologias que estarão por trás.
Na ditadura, em si, aquilo a que chamo governo de um só, não é necessário que se centre numa pessoa, mas num grupo restricto delas, tendo sempre um líder dominante. Essa ditadura é composta por uma ideologia exclusiva (não havendo lugar a mais nenhuma), não se designa nem elegem os governantes de forma livre e nem sequer se controla a forma como os mesmos exercem o seu poder. Creio que depois, a grande distinção encontra-se em saber se nos encontramos perante um sistema totalitário ou autoritário, em que, no autoritário se dá uma certa margem de manobra para que as pessoas ainda tenham alguns direitos e os possam exercer livremente. No sistema totalitário comunista, não: é o Poder que diz o que é que é permitido fazer e como deve ser feito! Sou favorável ao regime autoritário.
Aquilo a que assistimos por esse mundo fora, é a sistemas totalitários, porém alguns encontram-se tão à esquerda, tão à esquerda, que quase roçam a extrema direita.
Sou desfavorável à existência da extrema direita, porque é com esta que se dá a fusão entre ditadura/fascismo/nazismo! No nazismo, sim, existe essa sobreelevação de uma população ou raça face às demais, encontrando aí presente o racismo. Num sistema ditatorial de Direita simples, não há lugar a racismo. Há, sim, lugar a políticas de imigração com cabeça, tronco e membros, ao contrário do que acontece no regime fascista/nazi. Pode haver fascismo sem racismo. Basta que o mesmo se centre na ideia totalitária de submeter toda a gente à vontade do Estado (custe o que custar), que se corte definitivamente com a democracia liberal, e que haja um líder que seja o centro, fazendo dele um ídolo, e o Estado é tudo para toda a gente. Há a defesa da nacionalidade, sem necessariamente se desprovir das restantes. Podendo, caso necessário, recorrer-se a terceiros para atingir o fim do Estado. O que interessa é a forma como o Estado está delineado e como traça os seus objectivos. A partir daí tudo vale: quer a integração de estrangeiros, quer a sua expulsão, sem inferiorizar a mesma raça ou nacionalidade. No nazismo, é que, apesar de também estarmos perante um regime totalitário, já se começa a intrometer no aspecto racial. Há uma exaltação de uma raça específica, e tudo o que não se integre na mesma, não presta!
Como vês, pode haver ditadura sem fascismo, e uma ditadura de Direita, pode haver fascismo sem racismo e pode haver racismo com ideologias nazis!
Já agora, outro esclarecimento: racismo é discriminar uma ou mais raças, em favor de outra(s); xenofobia é discriminar nacionalidades em favor de outra(s).

Sou a favor do regime ditatorial autoritário, mas com um misto de fascismo, no que toca à ascenção de um líder como comandante supremo! É o único traço do fascismo que me agrada. Tirando isso, só ditadura e de Direita sff!

Filipe de Arede Nunes disse...

Oh meu deus...

Filipe de Arede Nunes disse...

Eu também sou ateu... mas digo-o na mesma... oh meu deus!

Edgar V. Novo disse...

Fascismo sem xenofobia? Pura ingenuidade. Qualquer forma de governo ditatorial,seja de esquerda ou de direita, compreende um caracter no qual os governantes exploram os governados. Ora a função do Estado,maxime dos seus governantes, não é o Estado explorar os seus cidadãos mas será apenas de coordenar e defender as liberdades dos indivíduos, e as orientações que devem guiar os que governam procederão da vontade da maioria, empiricamente consultada mediante o sufrágio.
Dj, reconheço alguns fundamentos que utilizas, mas discordo frontalmente das tuas conclusões. E até por uma razão de ordem histórico factual penso que deverias rever a tua posição. Mas respeito a tua posição e o direito de a dizeres. Coisa que não aconteceria caso as tuas soluções fossem executadas.
Aconselho vivamente a leitura atenta de John Locke, o pai do liberalismo democrático.

ATG disse...

Sim, sou a favor de uma ditadura autoritária, desde que o líder em causa, seja mesmo um génio, um fora de série, que saiba encarrilar este país rumo ao sucesso! Não entendo o choque... as pessoas precisam de disciplina, porque normalmente tendem a não saber usar a pérola que lhes é dada, que se chama: liberdade! Por vezes é necessário um moderador para por um travão nesses mesmos personagens!
Acho que grave é defender o racismo e o nazismo!

Filipe de Arede Nunes disse...

Começo a ficar preocupado com as pessoas do país onde vivo. Falam da história para dizerem que novas contas serão feitas, mais exactas, mais precisas, falam do passado sem nunca o ter vivido, falam como se os conceitos teoricos fossem muito mais do que isso.
Não vou aqui estar com concepções meta-filosoficas sobre o que é o fascismo ou o comunismo, as diferenças entre autoritarismo ou totalitarismo. Espero sim, que ganhem vergonha e que leiam o artigo 13.º da CRP, pode ser que assim compreendam o que singnifica igualdade.
Estou envergonhado por algumas coisas que tenho aqui lido.

ATG disse...

A verdadeira ditadura... a verdadeira anti-democracia, ocorre quando vemos a negação constitucional da existência da mesma, quando vemos a limitação do direito de associativismo, e quando vemos que os defensores da ditadura conseguem viver e trocar impressões com os defensores da democracia, mas o contrário já não existe!
Caro Agamenon, quanto ao artigo 13º da Constituição: não podemos tratar tudo por igual, quando todos nós somos diferentes. Não podemos tratar desbocados que usam e abusam da democracia, da mesma forma como tratamos os iluminados e génios. Temos que tratar por igual, o que é igual e diferente o que é diferente! Isto é, até, um princípio básico do Direito.
Caro giroscópio, apesar da timidez em te apresentares, tendo apenas um nome criado bastante recentemente (nem sequer questiono se foi só para ganhar um pouco de coragem para falar aqui no blog. Isso não me surpreenderia... nós que defendemos a ditadura "temo-los" no sítio e falamos seja onde for e perante quem quer que seja, mas nem todos podem ser assim)... apesar disso tudo, deixa-me dizer-te que se o blog do Bar Velho existe, por causa da democracia, deixa-me que te diga, que este blog existiria até em plena ditadura. Poderia não ter todos os posts... mas bastava ter aqui uma pessoa a defender o regime, para ser até apoiado e financiado pelo Estado. O problema seriam os restantes colegas de blog, que se encontrariam limitados... Quanto à questão de se fumar num elevador fechado com 15 pessoas: temos vários Mussolinis nesta vida. Bastantes mesmo, que apesar de conhecerem o artigo 13º da CRP de cor e salteado, e que apesar de falarem 1000x nas condições dos seres humanos ao ponto de quase lhes sair uma lágrima do olho de emoção, decidem enclausurar-se num certo Bar Velho de uma faculdade, e todos agarrarem, em plena hora de ponta (leia-se intervalos) em cigarros e encher aquilo de fumo, ignorando, por completo, que aquilo é um espaço fechado, e fazendo-me a mim e a outros não fumadores, sair daquele espaço completamente cercados de tabaco e com um cheiro que parece que somos fumadores compulsivos. O mesmo ocorre em espaços como as salas de aula e os corredores. Se tivessem um mínimo de dignidade... pensariam duas vezes nas pessoas. Na AAFDL isso já está a alterar-se: as pessoas vêm fumar para a janela, por respeito aos não fumadores. Mas isto foi só para te falar no exemplo do Mussolini, para te dizer que, no fundo, no fundo, só a FDL está recheada deles! Isso é um sinal prático, existem muitos outros, que mostram que aqueles que içam a bandeira da democracia, se pudesse... fariam daquilo a democracia do Manel, a democracia da Maria! Tal como havia a democracia do Mussolini! Nem eu mesmo sei se tu não serás um dos que se apresenta no bar velho de cigarro na mão e contribui para aquela nuvem horrorosa que me intoxica a mim e a outros anti-fumadores, sem nunca termos tocado num cigarro. É assim, a democracia: pensamos em nós, porque nos é dada liberdade; os outros? Caguei! Com democracia desta...

Filipe de Arede Nunes disse...

E discuta-se!
"Acredito numa ditadura, num regime naturalmente imposto e aceite, que una o povo num facho, num feixo, num lugar comum. " (lm)
Por momentos pensei que estivessemos a falar de conceitos diferentes, ou mesmo que não estivessemos sequer a falar do mesmo.
Concordo que fascismo e racismo são conceitos diferentes, o que discordo e que se tente fazer a lavagem do passado, que te tente diminuir a história recente do mundo e das civilizações.
Aceito, porque sou democrata, que todos nós possamos até perfilhar ideologias e ideias diferentes. Aceito que haja quem se diga a favor dos regimes autoritários ou totalitários, agora - e é certo que não se coloca aqui a questão, mas e se colocasse? - não aceito é que alguns queiram impor regimes ditatoriais.
O artigo 13.º da CRP é muito mais do que as analises minimalistas que se querem fazer, mas poderemos um dia discutir isso.
Volto a pedir que tenham vergonha, que procurem conhecer o passado e que o saibam analisar.
Para os mais desatentos e se quiserem uma leitura leve para as férias leiam o 1984.
Que se discuta então.

Edgar V. Novo disse...

Li 1984 há poucotempo. Gostei.
Para uma pequena recensão, pouco credível mas sincera,à obra 1984 conferir em http://ojuizodoega.blogspot.com/2005/07/1984_29.html.
É uma obra que vale a pena.Claro que, tratando-se de ficção tem as suas limitações.

FFC disse...

Não consigo admitir que um aluno do 5º ano do curso de direito confunda duas realidades distintas como o autoritarismo e o fascismo. As duas não estão interligadas!! Apenas porque na maior parte das vezes que foi defendido o fascismo ter sido através de ditadura isso não é a mesma coisa. O fascismo e o comunismo existem para lá do regime autoritário, logo a noção do dj de fascismo não podia ser mais errada... e pensar que esta malta está a acabar um curso superior... Um grande abraço!