domingo, dezembro 17, 2006

Mais uma vergonha nacional

Sim, é com isto que reabro um novo ciclo de posts no Bar Velho. A actual vergonha nacional e da nossa "Democracia" que permite que meninos mimados façam birra porque as coisas não são como querem, e então decidem demitir-se. Este senhor que vêem na foto, era o Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e auferia mensalmente qualquer coisa como 18 mil euros mensais (tenho que considerar que é pouco, tendo em conta que um brasileiro de nome Luiz Felipe Scolari aufere muito mais às nossas custas e à de outros coitados). Fez birra porque algo que ele desejava não pôde ocorrer, e decidiu demitir-se. Até aqui, nada de anormal, tirando umas quantas bocas que lhe podiamos mandar, acusando-o de mimado, dado que só porque não lhe fazem a vontade, demite-se e abandona um alto cargo ao "Deus dará".
O que me choca, é o facto de este senhor se demitir, e ter direito a um abono mensal correspondente a 2/3 do rendimento que auferia, ou seja, 12 mil euros, pelo período máximo de 2 anos se não encontrar trabalho até lá. Reparem: num despedimento podemos admitir um abono durante um determinado período de tempo. Mas, quando o trabalhador renuncia ao seu cargo por livre e espontânea vontade, tem direito a auferir parte do seu salário milionário? Que estatutos são estes? Quem paga isto? Resposta: todos nós! Ou seja, ele é nomeado, e quando bem quiser pode desistir, mesmo que seja pelo motivo "não me apetece mais", que terá direito a mais de 264 mil euros pelos dois anos em que ficará no "estaleiro". Sim, porque com este abono, acham que alguém vai procurar trabalho?
Esta Entidade Reguladora, não deveria ser supervisionada por uma outra Entidade Reguladora que Regulasse a legalidade dos Estatutos e dos rendimentos dos trabalhadores e directores das Entidades Reguladoras? O Governo não faz nada? Não é da sua competência? Corrijo: esta tarefa faz parte das suas atribuições, mas não podemos exigir que seja da sua competência, porque competência é coisa que este Governo não tem!
E assim segue, mais um episódio das vergonhas nacionais!

2 comentários:

Pedro Malaquias disse...

http://causa-nossa.blogspot.com/2006/12/assim-se-desinforma.html

Pedro Sá disse...

Mais ainda. Estas garantias servem precisamente para garantir a independência das entidades reguladoras e a evitar a captura por algum dos operadores existentes nesse sector.

São totalmente justificadas apenas e só por essa razão.