quinta-feira, outubro 05, 2006

A Lista Negra


Brevemente saírão as listas concorrentes aos órgãos da AAFDL. Sinto-me tentado a lançar a minha própria lista, a Lista Negra. Uma tentativa de imitar uma iniciativa do Governo que há algum tempo louvei: a publicação da lista negra de devedores ao Estado. Neste caso, a Lista Negra que publicaria não seria de devedores, mas seria de interesseiros que se encontram prestes a concorrer à AAFDL. Juntá-los todos numa mesma lista. O que dizem? Aí seria mesmo caso para que dissessem "são todos farinha do mesmo saco" porque realmente seria todos do mesmo saco (lista)! A Lista seguiria os mesmos moldes da Lista Negra de devedores: seria organizada por nível de interesse, sendo os muito interesseiros os que encabeçariam a Lista (já viram? É como nas listas para a política... seriam os cabeças de Lista), e conforme a diminuição de interesse ficariam mais discretamente inseridos nela. Sendo publicados os nomes e os níveis de interesse, poderia ser dado ainda um fundamento sobre as futuras aspirações dos mesmos.

Como não sou um tipo de confusões, não o vou fazer. As pessoas são suficientemente crescidinhas para saber quem são os oportunistas, quem procura o seu lugar ao sol e quem faz as falsas promessas (que a esta hora já devem ser imensas dentro das próprias listas concorrentes, dado que vale prometer tudo para o presente e para o futuro, para se ter gente que traga votos).

Admitam, com este tipo de Lista, só votaria neles quem quisesse e não existiria perdão posterior para quem dissesse "não fizeram nada e só procuraram o seu tacho". Isto é como aquelas burlas que vemos por aí, muito mal feitas, e que passamos a vida a dizer "só cai quem quer". Aqui diz-se "Só votará neles quem quiser". As ofertas vão ser muitas (para os integrantes das Listas), as promessas mais ainda (alguns nem isso vão ter capacidade de fazer, mas há quem nunca resista a dois dedos de conversa). Cabe a vocês decidirem. Alguns tipos são óbvios, outros nem tanto. Tenham inteligência, analisem os programas eleitorais e comparem o que tem cabeça, tronco e membros e depois façam as vossas escolhas. Todas as listas têm pessoas boas e pessoas más. Mas há sempre alguma que consegue ter mais pessoas boas do que más, maior liderança e um projecto melhor. Há sempre uma que se safa.. e que se torna uma escolha válida!

5 comentários:

Pedro Sá disse...

VOTA MARRETAS !

Persona Naturale disse...

Oi Alex. Olha eu optei pela Lista A, mas sinceramente espero que não me deixes de tratar da mesma maneira como sempre me trataste.
Porque para ser sincera já apanhei uma grande desilusão de uma amiga que deixou de me falar por escolher esta lista.
A única coisa que tenho a dizer é que se uma amizade é grande e verdadeira não são estes aspectos que lhe vão pôr fim.

Vai ao meu blog e assim percebes melhor a minha indignação.

Beijinhos grandes
Andreia****

ATG disse...

Olá Andreia!
Felizmente sempre tive amigos em todas as listas que concorreram contra a minha e que concorreram na minha. Tal como também tive na minha gente que não gostava de mim da mesma forma que tinha nas listas que concorriam contra a minha.
Qualquer opção que tenhas feito, é a melhor opção que podias ter feito. Não há nada melhor que escolhermos algo com que nos identificamos mais, com projectos com os quais sentimos mais afinidade.
Nunca te tratarei de forma diferente daquela com que sempre me conheceste, quer tu escolhesses a Lista A, a Lista S, a dos Marretas, ou qualquer outra lista que surgisse. Fico feliz, isso sim, por teres escolhido um projecto que te agradou! Se toda a gente escolhesse as listas que quer apoiar da mesma forma que tu o fizeste, tudo seria muito diferente na AAFDL. A tua escolha dá-te mais valor ainda, porque a pressão apertou para o teu lado mas mantiveste a tua integridade.
Se te deixam de falar porque escolhes uma lista diferente, ou porque és do Belenenses e não do Benfica, ou porque gostas do preto e outros gostam do branco, é porque essas pessoas não mereciam a tua amizade. A amizade é feita de respeito e o respeito inclui respeitar as escolhas que os amigos fazem na vida. Pensa que não perdeste um amigo, mas livraste-te de alguém a quem só agradarias se seguisses o modelo que para essa pessoa é o ideal.
Brevemente terei oportunidade de manifestar publicamente qual será a lista que pretendo apoiar. Iniciei a minha escolha por uma, porém tive o conhecimento dos projectos da outra. Pretendo ter conhecimento dos projectos completos da primeira, para depois assumir publicamente no blogue a qual delas prestarei o apoio, apesar de me sentir mais inclinado para uma. A altura de manifestar o apoio no blog chegará.
Quanto a conselhos que te posso dar é: se acreditas no projecto que escolheste, dá o teu melhor por ele e ajuda esse projecto a crescer. O mesmo conselho dou a todos os integrantes e apoiantes de listas: apoiem os projectos com que se identifiquem. Não pelo tacho, não pelas promessas, não pelos amigos, mas pela possibilidade de fazerem algo como deve ser. A minha escolha foi feita assim. Estive 2 anos sem pertencer a nenhuma lista e quando o fiz foi porque acreditei num projecto que não voltei a largar. Os tempos mudaram, mas não deixo de prestar o meu apoio à AAFDL, à FDL e a todos os que a compõem.
Mantém a tua integridade e na vida faz sempre as escolhas que entenderes que devem ser feitas, por mais que desagradem a quem quer que seja. Se tiverem que ser feitas, fá-las! Se te identificas com elas, então essa é a escolha certa! Mantém essa qualidade na vida e terás um grande futuro! No meio da adversidade, da pressão, quem consegue manter os seus valores e se formos nós mesmos, sem dúvida que teremos algo grande à nossa espera.
O meu conselho mais sincero é que continues a optar pelo que sentes que deves optar. Se as pessoas forem mesmo tuas amigas, podem não concordar com a escolha, mas respeitar-te-ão e continuarão contigo!

Hoje tentei ligar-te, mal vi o teu comentário. O número não era meu e como não atendeste, entendi que estavas indisponível. Ia falar-te sobre o comentário que fizeste e sobre o que acabei de escrever aqui. Estou há algumas semanas (ouviste bem) sem saldo no tlm, daí também não ter dado notícias. Sorry

Não só a nossa amizade e forma de nos darmos se mantém, como ainda te admiro mais por teres cedido à tentação e teres resistido à pressão. Muito pouca gente é assim!

Beijinhos para ti. Tudo de bom! Entra com força no 2º ano e qualquer coisa, estou sempre disponível.

Alex Guerreiro
FORÇA BELÉM!

Persona Naturale disse...

Amigo Alex, até estou emocionada.
Obrigada pelo comentário.

Pois, era um tal de 91, eu bem estava a ver se descobria de quem era, porque às vezes são pessoas com as quais já não falo há muito tempo e lembram-se de mim. Mas a minha "pesquisa" foi em vão e agora percebo porquê.

Bem dito o dia em que te conheci. Amigos, como tu, devem-se "conservar" por muito, muito tempo.

Obrigada Alex

Beijinhos grandes

Andreia****

E VIVÓ BELÉM!!!

Joaninha disse...

os verdadeiros amigos sao mt mais importantes do que qulaquer lista...infelismente ha pessoas que parecem nao perceber ixo...e essa e uma das coisas que me deixa realmente triste...