quarta-feira, outubro 18, 2006

Como perder tempo sem fazer nada de útil

A ONU promoveu um movimento de luta contra a pobreza. Não, não se tratou de donativos financeiros ou alimentares, ou sequer de quaisquer medidas para tentar dinamizar mais as actividades dos mais pobres, tendo em vista o desenvolvimento económico e a diminuição da pobreza.
O que a ONU promoveu e entendeu ser uma "medida útil" na luta contra a pobreza, foi a iniciativa "Levanta-te contra a pobreza", através da qual foi pedido à população mundial que ficasse de pé pelo menos 30 segundos de modo a, com isso, lembrar os líderes mundiais das suas promessas de eliminar a pobreza extrema até 2015. O que acontece é que no fim de tudo isto, questiono-me de que é que adianta colocar 23 milhões e meio de pessoas em pé durante 30 segundos. Toda a gente sabe que estas medidas não passam de bonitas coreografias que nada mais fazem do que bater records do Guiness, acabando por ser o que ficou para a posteridade, conforme referiu uma coordenadora do evento. É bonito pertencer ao Guiness e é giro por esta gente toda de pé, mas... tudo não passou de uma perda de tempo para todos, e sobretudo para a ONU, que se deveria dedicar mais aos mesmos objectivos de lutar contra a pobreza, mas com medidas mais úteis.
Toda a gente sabe que ninguém quer saber se estão 23 milhões ou 2 biliões de pessoas em pé. Who cares? Acham mesmo que os países ricos querem saber disso? Aplaudem e acham bonito, mas nunca vão ceder. Quem cede são os idiotas, como é o caso de Portugal. O deficit continua a aumentar e as nossas fontes de receita a diminuir. Porquê? Além da péssima gestão dos recursos disponíveis, há ainda lugar a perdões de dívidas externas. Quem vê isto, até deve pensar que nadamos em dinheiro. Mas não. Nadamos no lodo.

2 comentários:

QuartoCrescente disse...

Isto é muito discutivel! Para quem vê a vida só a partir de acções acredito que seja ridiculo. Quem consegue ver de uma outra forma, em que a intenção sobre determinada coisa pode ser poderosa,é outra coisa. Se for uma acçao com uma intençao correcta por tras entao ainda mais poderosa é! As formas de pensamento são poderosas isto na minha opiniao. Se muitas pessoas mudassem a sua forma de pensar para pensamentos mais felizes e construtivos possivelmente a rumo do planeta mudava. Filosofias!Se quiserem pensar nisto e fazer experiencias sobre o assunto talvez venham a ter surpresas bem agradaveis. Ou chegar a conclusao que por vezes seriam muito bom deixar de pensar!

Joana disse...

23 milhões em pé... hum... Vivam as varizes!