segunda-feira, junho 05, 2006

Viva o português

Acabo de assistir a uma das peças do "Bom Português" da RTP, que nos é dada todas as manhãs. Adoro ver esta peça, porque é lindo de se ver como as pessoas escrevem tão bem português. Se algumas palavras podem, realmente, deixar dúvidas à grande maioria das pessoas (mesmo pessoas que escrevam e leiam com regularidade), outras há que nem por isso.
A palavra de hoje era se EXEQUÍVEL era com Q ou C. Em 6 pessoas, 2 disseram que se escrevia com C(!!!), e a melhor de todas foi uma mulher que disse que Exequível se escrevia com "Q de cão... enfim, o Q de quá quá". É bom saber que esta dita senhora escreve Qão. Isto relembra-me uma colega minha do secundário que escrevia Quidado.
Decidi referir isto aqui, porque até na Faculdade se assiste a erros de português destes escandalosos! Eu próprio já vi testes, trabalhos, posts, e peças escritas, com erros que me dão vontade de me internar no Júlio de Matos, dado o estado de loucura em que entro. Há dois tipos de erros que, pessoalmente, me dão um ataque cardíaco: o Ç antes do E ou do I, e os hífens. Pessoas que escrevem "Ficas-te", "gostas-te", "comes-te", quando o que queriam era escrever algo no passado... deviam, obrigatoriamente voltar à primária, e quando chegassem ao secundário, ao fazerem exames nacionais de AD-MIS-SÃO A U-MA FA-CUL-DA-DE, ao mínimo erro escandaloso destes, eram logo corridos a 0! Português, não é como filosofia, onde o que interessa é a "essência" e a "mensagem", bla bla bla.
A quem está agora na FDL, quer a começar, quer a acabar, aprendam a escrever. Acreditem, eu sendo juíz e ler uma PI (Petição Inicial) com erros GRAVES, dá vontade de mandar o advogado e o cliente p'ró... (=&%#)$@£§@€! Como cliente então... contratar os serviços de alguém que é melhor a desenhar do que a escrever... Enfim, honrem a língua que falam (já nem quero referir aqueles que emitem um grunho qualquer que não a língua portuguesa, como o "nós vai", "nós vem")

3 comentários:

DSF disse...

Basta percorreres a blogosdera da FDL, e verás a bela ortografia que para ai circula... :P

Momentos disse...

bela ortografia há por todo o lado.Acho que nem eu já sei escrever com tanta bacorada que vejo por aí. Então defendo-me escrevendo pouco e pelos vistos as pessoas também que nem comemtam. Ou então não entendem o que escrevo, não estão para pensar, ou têm medo de frequentarem um blog contra "pseudo intelectuais"

Momentos disse...

Mas lancei a confusão no "A torto e a direito" iihihihihih