domingo, julho 31, 2005

O verdadeiro Taoísmo...


Lao-tse. Se tivesse nascido em Portugal, provavelmente a esta hora seria conhecido como Quim Zé

O Taoísmo é constituído por dois movimentos: a filosofia (Tai Chia) e a religião (Tai Chiao). Ambos foram iniciados por Lao-tse, que viveu no século VI a.C. Tao significa caminho, ou rota. O que a filosofia do Taoísmo nos diz é que devemos aceitar todas as coisas no seu estado natural e deplora a paixão, invenções desnecessárias, cerimónias artificiais e actividades governamentais como a guerra (o Bush estava desgraçado) e os impostos (o nosso Governo estava desgraçado).
Há um interesse prático pela higiéne e pela medicina. A moral sexual e a sobriedade nas obrigações quotidianas devem ser observadas como parcelas somáveis à cosmologia e ao misticismo.

O taoísmo filosófico concebe um princípio absoluto, o Tao, inactivo e concentrado, cuja emanação gerou o que existe: "O Tao produziu o Um; o Um produziu o Dois (o yin e o yang); os dois produziram os três (o céu, a terra e o homem); os três produziram as dez mil coisas".

O taoísmo religioso surgiu no primeiro século, sob a liderança de Chang Tao-lin, um líder religioso popular que curava os doentes e que fundou um grande número de mosteiros, conventos e templos. Nos quatro primeiros séculos seguintes, Ch'ien-Chih destacou-se de entre os que lhe sucederam.O taoísmo pressupõe uma cosmovisão individual buscada no Tao, primeiro princípio do universo entrevisto ou sentido e não racionalizado, através do êxtase. Qualquer elemento existente (mineral, vegetal ou animal) é influenciado pelo princípio absoluto do Tao que habita e opera em tudo, e dele procede o destino de cada ser. Em consequência, actua em qualquer elemento existente, e a alma de cada coisa, em separado, expressa a verdadeira participação do princípio universal. Só as almas que aprenderam o grande segredo da unidade se reintegram no absoluto consciente e captam o sentido do cosmo.

2 comentários:

Slash disse...

Apesar de não concordar com algumas das suas permissas de partida como o de o homem ser Bom por natureza (que é uma tanga)... Sempre apreciei mais Confucio mas pronto isso sou eu ......Uma contradição ambulante

Slash disse...

Se fosse mauzinho dizia que isto é sempre bom saber pode sair numa pergunta do Trivial......ou no um contra todos