Foi com orgulho e com sensação de dever cumprido, que terminei o meu mandato à frente da AAFDL. Porém, uma coisa ficou encravada e dificilmente sairá (pelo menos até que se resolva). A questão das auditorias feitas à FDL.
De início ainda começámos a tratar esta questão, e parecia que todos tinham vontade em resolvê-la e em entregar tudo aquilo que era conhecido às pessoas competentes para fazer rebentar a bomba. Porém, isso durou pouco. Porque logo começaram os medos de represálias e outros afins. Não se pediu a ninguém que o fizesse às descaradas, mas tinha que haver aqui um savoir faire. Algo que não se verificou. Pelo contrário! Não só naõ se verificou, nem se fez, como se abafou a questão. Eu e alguns colegas, chegámos a apontar soluções (bastante válidas), que não vou indicar aqui publicamente, mas que eram bastante viáveis e poderiam acabar com a vergonha na FDL. A resposta foi a do costume "Ah sim... já vemos isso". E com este tipo de resposta adiou-se constantemente a oportunidade de fazermos história uma segunda vez, e de acabarmos com a vergonha na FDL, além de nos por, pela 1ª vez, com a faca e o queijo na mão, face aos professores "todo-poderosos".
Com tudo isto, e dado que ocorreu no final do nosso mandato, fiquei com a esperança de ver a nova Direcção tratar do assunto. Tendo essa esperança, abordei os vários dirigentes associativos, no sentido de não deixar morrer esta questão! História poderia fazer-se e muitos "grandes", intocáveis, poderiam ser até presos, caso se ficasse com a garantia de muita coisa. E com a solução que eu e alguns demos (a minha até parecia ser a melhor, tal como a de outro colega), tudo se saberia e descobriria. Porém, mais uma vez a conversa do enrolanço, do género "ah sim, vamos ver isso..." voltou ao de cima. É frustrante termos deixado isto por fazer, e permitir que a AAFDL continue sem nada fazer!! É imperativo agir! Sem medo! Agir, por uma questão de verdade, justiça e transparência!
As perguntas são:
1- Terá a AAFDL assim tanto receio em pegar nesta questão? Se sim, porquê? Se não, porquê a passividade?
2- O que ganha a AAFDL, actualmente, em manter esta situação delicada em silêncio?
3- Quererá a AAFDL manter esta situação no silêncio? Se sim, porquê? Se não, porquê a passividade?
4- Qual a posição dos alunos que se fazem representar no CD (os do Pedagógico não se sabe, nem interessa, dado que são eternamente discriminados pela AAFDL)? Não fazer nada também?
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