quarta-feira, novembro 30, 2005

Alguém viu este homem?




É procurado vivo ou morto por este Blog. Quem o avistar é favor contactar. A gerência agradece.

sábado, novembro 26, 2005

Votação da semana

O vencedor da votação da semana, cujo tema era "Quem está a fazer melhor campanha?" foi "A Evax e o "fina y segura" com 39% dos votos, e o 2º mais votado foi "Aníbal Cavaco Silva" com 23%! A votação desta semana é dedicada às eleições da FDL, e terá como tema "Quem vai ganhar as Eleições de 2005?", e as hipóteses são: Lista R, Lista D, Marretas, Voto em Branco, "Votar? Não acredito na democracia!" ou "Não voto, porque são todos iguais".

sexta-feira, novembro 25, 2005

Para pensar!

O que têm estes dois sujeitos em comum?
Damos uma pista...

A prova do aquecimento global na Terra

segunda-feira, novembro 21, 2005

A vocês, grandes Machalhões da FDL !!!




O verdadeiro TugaMacho!!

Digam-me lá se este gajo não é O maior

"Não custa nada

Lembrem-se sempre de uma coisa. Sempre. É simples, nada de complicado. É até bastante simples. E é o seguinte... Acompanhem-me:
Está frio. Chove. Está portanto frio e chove. A vontade de sair é muito abaixo da média Europeia. Há até comida de sobra no frigorífico, dispensa, e outros sítios onde guardem comida. O Bruno (este que vos escreve), não tinha vontade de cozinhar. Estamos portanto num panorama de frio, chuva, comida a barrotes, mas falta de vontade de a tornar comestível.
Ideia: Encomendar comida japonesa.
Portanto: frio, chuva, comida a barrotes mas falta de vontade de a cozinhar, e comida japonesa ao domicílio. Fiz então a encomenda (e uma bela encomenda, diga-se entre parêntesis).
"Vai demorar 40 minutos", diz o senhor brasileiro. Brasileiro...Japonês.
Tudo faz sentido.
Deitei-me no sofá, e enquanto deixava a televisão ir contra os meus olhos, sonhava na melhor maneira de comer um belo Uramaki, Sashimi, entre outros.
Uma coisa meio doentia, mas que se usa muito no estrangeiro.
Passados 30 minutos, estavam os meus pés quentinhos, e a chuva a dizer "oh bruno, anda lá cá fora que eu digo-te" e...
enfim...Lembrem-se sempre de uma coisa. Sempre. É simples, nada de complicado. É até bastante simples. E é o seguinte... quando encomendarem comida para entregar ao domicílio, lembrem-se que têm de ter dinheiro em casa. A sério, lembrem-se.
Não custa nada."

Tirado daqui.

Alex



Tal como prometido, vou dar início hoje ao ciclo de post´s dedicados aos meus colegas e amigos da FDL, ao longo destes 4 anos de Faculdade. Tendo como critério a ordem alfabética, vou começar pelo Alezão!

A primeira vez que contactei com este ser foi logo no dia das prazes. Tivemos a sorte (ou azar?) de ter tido a mesma "madrasta", feia como os trovões e de nos termos conhecido logo no 1º dia em que começamos esta aventura na FDL. Logo ai a impressão foi bastante boa, deu logo para ver que este animal era um gajo muito bem disposto e danado para a brincadeira, se bem que os seus stress´s tenham começado logo nesse dia... Lembro-me que se passou com um tertuliano que gritado com uma miúda por ela não querer tirar um sapato e de ter afirmado "Se este me diz isso a mim leva logo uma cabeçada!"

A partir daí, começou aquilo que eu considero desde há muito tempo uma grande amizade, uma paródia sem limites, uma machalhice "à antiga". Este machalhão é na minha opinião um gajo muito porreiro, muito inteligente, bastante malandro (é conhecido mundialmente por ser um grande pirata das trafulhices) e também, desculpem mas tenho que o dizer, um grandissimo ROTO!

Devias ter comido a Ruta e não o fizeste na pensão na Alameda... Já pensaste no que é que ela agora diz sobre os Tugas na Lituânia? E a Claudia Marques, que teve de emigrar para a Itália? E as caloiras? A Claudia Marques é que devia ter dito a celebre frase "eu e o alexandre guerreiro não fizemos sexo na aafdl" Isso é que era!

És um grande amigo man... Fomos o melhor GAPA de sempre, fizemos cenas como nunca se tinh afeito no 1º Ano para os caloiros e foste também um grande Vogal do Cultural, apesar de eu no início achar que não eras a pessoa indicada para o cargo... mas surpreendeste-me, e ainda bem! Os caloiros adoram-te, és um verdadeiro ícone para as crianças, um autêntico avô-cantigas da FDL, tendo em conta que todos pensamos durante 3 anos que tinhas 46 anos e só há pouco tempo é que decobrimos que afinal só tens 24...

É bom não esquecer também a sodomização que fizeste à Claúdia Monge e à Telma de Carvalho! Que macho! A cliente que se seque é a de DIP Privado, vai ser mais um marco histórico na FDL! E quando é que sai o recusro de Medcina Legal? E o Paulo Nascimento, que se viu obrigado a dar-te um 15 na oral de melhoria? k machalhão!

Uma única crítica: enervas-te muito facilmente e és um bocado extremista, a ver se isso mlehora com o passar do tempo...

Para finalizar, queria dizer-te que é sum grande amigo, dos melhores que eu tenho e sempre que te pedi o que quer que fosse nunca disseste não nem que não tinhas tempo. Não me hei-de esquecer nunca na ajuda nos exames de Família e no furor que fizemos na Casa do Castelo ;)

Sê sempre como és, e serás feliz!

Xau aiiiiiiiiiiii!!!!

sábado, novembro 19, 2005

Rambo, o Método Guerreiro e a Jurisprudência Comunitária


Eu sou:
- o gajo que é melhor que o Rambo: o Rambo dispara em tudo o que mexe; eu disparo em tudo o que mexe e/ou está prestes a mexer!
- o gajo que cria um Método que simula o conhecimento da matéria, o chamado e baptizado por Maria João Palma como o "Método Guerreiro"!
- o gajo que com 10 anos fez doutrina no Direito Comunitário. Segundo um colega de turma, quem apresentou a proposta ao Tribunal de Justiça, para que este posteriormente criasse a Teoria da Reparação, fui eu!!!! Graças a isso temos o Acórdão Francovich!

Com um curriculum destes e ainda não sei o que vou fazer da vida (profissionalmente)!

quinta-feira, novembro 17, 2005

A Teoria do Queijo e do Fiambre

Depois de hoje, mais uma vez, ter discutido esta grande teoria com alguns colegas da FDL, achei por bem dar a conhecer ao mundo a grande teoria idealizada pelo nosso colega e amigo Pedro "do Barreiro" Núncio, esse grande macho ibérico. Segundo esta teoria essencial para quem quer ser um verdadeiro homem "à antiga", um homem não pode comer apenas queijo (gaja A) toda a vida, correndo o risco de se enjoar, mesmo que o queijo seja de muito boa qualidade. Para desenjoar, não há anda como ir experimentando diversos tipos de fiambre, uns de boa e outros de qualidade intermédia (gajas boas ou assim-assim). Só assim um homem pode de facto apreciar a verdadeira essência do queijo e ter ainda mais vontade de o devorar por toda uma vida. Só assim um homem torna o seu paladar mais recatado e tem a capacidade de apreciar com muito talento todas as virtudes desse alimento.
É de de facto uma grande ensinamento, a juntar em anexo aos "Dez Taumamentos", essa grande pincelada de arte escrita, tristemente desaparecida pelso corredores da FDL. Que todos os grandes machos, em especial os da Coutada do Macho Ibérico tenham sempre presente estes ensinamentos. Se o fizerem, certamente tornar-se-ão uns homens a sério e desejados por uma imensa legião de fãs.

Jardel's Rebirth...

Mário Jardel voltou a marcar num jogo oficial, dois anos e meio depois. Mário Jardel consegue a magnífica proeza, só ao alcance dos predestinados, de estar quatro minutos em campo, marcar um golo e... ser expulso!!!



É caso para dizer:
Porque será?
Será da Coca?
Será do Jogo Ilegal?
Será da Hepatite?

Acho injusto dizermos que é do Guaraná, mas estou disponível para um debate sério sobre esta temática.

I'm On Top Of The World Ma'!

Ontem apresentei um requerimento em RGA, o qual foi aprovado por unanimidade!
Já não me lembro qual era o conteúdo do requerimento, mas isso é o que menos importa...já imaginaram o poder de atracção que vou ter perante as meninas da FDL? Já pensaram bem no que este pedaço de informação histórica pode fazer ao meu currículo?
Xau aí meus amigos...the world is mine for the taking.
Melhor que isto só mesmo ser convidado para a Lista D...

segunda-feira, novembro 14, 2005

Os números!

Domingo, 13 de Nobembro de 2005. Número de visitantes ao Bar Velho Online: 70! Número de pageviews: 184!!!! Meus amigos, o Bar Velho Online está a crescer cada vez mais, e isto agradecemos a todos aqueles que nos lêem. Atingir a barreira dos 200 pageviews e dos 200 visitantes diários é a nossa próxima meta, e a partir daí, tudo é bem-vindo! Eu sei que números são apenas números, mas... enquanto os houver, temos que contar com eles! Obrigado a todos e continuem a apoiar-nos! Nós também estamos convosco!

domingo, novembro 13, 2005

O que ele nos faz...

Depois de ter levantado ao colo um anão, julgando tratar-se de uma criança, e depois de ter sido apanhado em cima de uma tartaruga nas Seychelles e dito que tem "uma igual em casa, só que mais pequena", agora Soares respondeu com este gesto aos jornalistas, depois de um deles lhe ter perguntado: "O que é que acha que os portugueses acham de si?"
Venho por este meio, e apesar de adepta fervorosa da abstinência sexual e oficialmente contra as relações antes do casamento, subscrever a tomada de posição do Excelentíssimo e Ilustre Colega DJ no seu post no qual cientificamente prova de uma vez por todas que é a Mulher que come o Homem e não o contrário (facto comprovado até nos saldos das contas bancárias dos ditos, sendo neste campo a Mulher, uma verdadeira e genuína "Pacman" monetária).
Mai nada!

Votação

A votação da semana passada foi ganha com 51% pela opção "Cadeirão?! O curso é duro para quem é mole", sendo a 2ª mais votada "Direito Comercial", com 18%. A votação desta semana tem como tema "Quem está a fazer melhor campanha?", tendo como opções, e por ordem alfabética, Aníbal Cavaco Silva, Francisco Louçã, Jerónimo Sousa, Manuel Alegre, Mário Soares, A Evax e o "fina y segura". Votem!

A Doutrina divide-se!

Atentem à imagem que vos é apresentada. Um indivíduo a comer um pão, hamburguer, o que for. Diz-se que é o indivíduo que come o pão, porque é o pão que entra na boca do tipo. Não se diz que é o pão que come o tipo! Como tal, este tipo que se vos apresenta aqui a "postar", vem esclarecer-vos sobre uma expressão que assola todo e qualquer português que se preze. As pessoas têm a mania de dizer que é um gajo que "come" uma gaja! Como isso é falso! Reparem: o que é que entra no quê? É ele que entra nela (como o pão na boca do homem), ou é ela que entra nele? A segunda hipótese é possível, se ela recorrer a toques rectais, etc. Aí sim, é o homem que come a mulher! Tirando isso, este sexólogo que aqui se apresenta, vem esclarecer-vos que a partir do momento que se dá a inserção do pénis na vagina, no ânus, ou na boca, é a mulher que come o homem! O que é que muda entre a mulher inserir na boca um bife, um pão, o que for e... um "pénes"? Rigorosamente nada. Pode questionar-se o prazer que num é maior que no outro, e às vezes também as há que sentem mais prazer a comer uma sopa de feijão verde, ou favas do que... propriamente outras coisas. A não ser que queiram continuar na ignorância sobre este fenómeno, mudem o vosso discurso já! A partir de agora, por cada vez que os homens tenham relações sexuais com uma mulher, devem dizer sempre "Aquela tipa comeu-me" ou "fui comido por aquela gaja". A não ser que as tenham comido mesmo através do método anteriormente indicado. Isso é com cada um... Mulheres que doravante tenham relações sexuais com os homens, toca de dizer às vossas amigas "Olha, comi aquele gajo!" ou então "Comi aquele tipo mas... nem tapa a cova de um dente"!


by Dr. Ale (Sex) Guerreiro

sexta-feira, novembro 11, 2005

Fenómenos Sociais I

Caros amigos,
venho por este meio dar início a mais uma colecção em fascículos, os quais intitulo de "Fenómenos Sociais". Quem quiser fazer colecção dos mesmos, acompanhe o Bar Velho Online com frequência e quiçá um dia destes verão na SIC Mulher uma rubrica minha, assim em género do "Oprah" ou até do novo talk show social "Dr. Phil-Family First."
Vou iniciar o 1º fascículo com um fenómeno social que ontem se me despertou, após o meu regresso a casa num autocarro da TST, por volta das 23 horas e picos, quando voltava da FDL. É com regularidade que faço a carreira 124 da TST (Transportes Sul do Tejo) Costa da Caparica-Cacilhas-Costa da Caparica. E ontem quando apanhava o autocarro para voltar a casa, dou conta de um puto com os seus 13/14 anos ao entrar no autocarro, ficar ali ao lado do motorista, e começar a conversar com ele, sendo que percebi que o motorista (brasileiro, vejam lá) não conhecia o puto de lado nenhum. O autocarro ia quase vazio, logo haviam lugares de sobra. Mas o puto ia ali colado ao motorista (mais um bocado e ficava em cima do volante... já que atrapalhava a visibilidade dos espelhos laterais). A reflexão foi esta: "Porque raio é que o puto ia ali ao lado do motorista?". E agora pergunto-vos: o que é que faz as pessoas gostarem de ir ali ao lado do motorista dos autocarros (TST, Carris e afins), nas vezes em que não os conhecem de lado nenhum? Será que ganham status? Será que ganham popularidade com isso? O respeito social (concelhio ou distrital)? O que é que se passa na cabeça de todos aqueles que assistem a esse fenómeno? Será que pensam "Ena pá... o gajo conhece o motorista!!! Altamente!", "Se vai ali ao lado do motorista é porque é alguém importante", "Ena... vai ali com o gajo à frente", ou ainda "Cromo!"? Nesta reflexão temos 3 partes: o sujeito activo que é o que vai ao lado do motorista, o sujeito passivo que é o próprio condutor, e os que beneficiam (ou não, dependendo do teor da conversa) reflexamente!
Ora, existirá aqui subordinação jurídica do sujeito passivo, face ao activo? Normalmente vejo uma ou outra gaja boa de volta do motorista e o gajo a andar com o autocarro a 10km/h. Porque será? Quando vejo um gajo chato, vejo-o a fazer corridas de fórmula 1 na Estrada! Existe subordinação jurídica ou não?
Esta reflexão já me assolava há anos e decidi imiscuir-me na mente dos sujeitos activos da questão. Como? Decidi fazer o mesmo. Entrar no autocarro, colar-me ao motorista (e às motoristas também, aproveitando que duas delas são boas) e começar a conversar com ele. Tentei sentir algo de diferente, do género "Epá... sou um gajo importante" ou então "Conheço o motorista! Altamente". Achei por bem ver se conseguia ficar com os telemóveis das motoristas, o que aumenta a popularidade e dá um ar de proximidade e/ou intimidade com as mesmas e depois as pessoas do autocarro abordam-nos para saber informações da carreira dos autocarros, ou sobre a vida delas, e isso sem dúvida nos poderia fazer importantes. Mas, pelo contrário! Senti, sim... um vazio grande, por concluir que afinal... um gajo falar com o motorista não é nada por aí além! É só... andar a fazer figura de urso na parte da frente do autocarro, com os motoristas. Eu até pago o passe e nada tenho a ganhar com isso. Se alguém já reflectiu sobre o assunto, por favor indique-me o que é que sente! É que eu estava à espera de sentir um arrepio na espinha, a pele eriçada, ou um espírito do motorista fantasma que faleceu no acidente do Cristo Rei em 1965. Afinal, nada senti! A reflxão mantém-se em stand-by sobre as suas conclusões. Pergunto: o que motiva alguém a ficar na frente de um autocarro a falar com quem não conhece?

terça-feira, novembro 08, 2005

Pateta Alegre

Podemos mesmo levar a sério este candidato?

segunda-feira, novembro 07, 2005

Poesia



XIII

«Mette mais, mette mais (ia dizendo
a marafona, ao bruto, que suava,
e convulso fazia estrondo horrendo
pelo rustico som com que fungava);
Mette mais, mette mais que estou morrendo!...»
«Mim não tem mais!»o negro lhe tornava;
e triste exclama a bebada fodida:
«Não há gosto perfeito n'esta vida!»



Bocage, in Poesias eróticas burlescas e satyricas

Vamos lá por os pontos nos is.

Este blog era suposto ser uma jarvardice imunda. Recordo-vos que qualquer tentativa de levar alguma coisa a sério dá direito a dispensa de oral, coisa que nós, odiamos.
Há alguma coisa melhor do que oral? Não há pois não? Então vamos lá a dizer disparates para que nunca haja por aqui falta de orais.

O candidato do povo é só um!





Nã sei bem como nem porquê, de repente ficámos com a impressão que este blog era democrático, mas não é.
Este forum é ditatorial, opressor, totalitário e intolerante.

Vamos lá a parar com as coisas sérias e a fazer posts badalhocos.

A partir deste momento qualquer texto que não contenha obscenidades ou mensagens machistas ou referências a órgãos reprodutores femininos será censurado.

domingo, novembro 06, 2005

Poema para os meus Amigos




Amizade

O que é a amizade?
Vou dizer-te o que penso,
Meu amigo,
Com verdade.
Amizade, para mim,
É uma questão de unidade,
Em que tu és parte dela
E eu, a outra metade.

Rosemb

Comunicado aos meus colegas e amigos

Venho por este meio informar que, como se trata do último ano de curso, que os próximos post´s serão dedicados a alguns dos meus colegas e amigos, membros ou não deste Blog. farei post´s individuais sobre cada um, dizendo tudo o que penso sobre os mesmos.

Serão post´s pessoais e de carácter íntimo, em sinal da nossa bonita AMIZADE.

Resultados de mais uma votação!

"Quem chamou a Polícia para acabar com a festa da Cerveja?" foi a votação desta semana. E quem o fez, segundo o público da FDL, com 70% das votações (mais que maioria de 2/3 e tudo! Vox Pop Vox Dei) foi a Lista D, ficando o Prof. Teixeira de Sousa em 2º lugar, com 15%.
A votação desta semana é: "Qual é o "Cadeirão" do curso de Direito?", tendo como respostas: História do Direito, Teoria Geral, Processo Civil I, Direito Comercial, Direito Internacional Privado, Cadeirão?! O curso é duro para quem é mole.

Os motivos de festa!

Não posso deixar passar em claro, os mais recentes motivos de festa e de festejo. Começamos por Portugal, onde um terramoto que dizimou Lisboa, festeja 250 anos e a efeméride é celebrada como "O 250º aniversário do terramoto", com pompa e circunstância. Nem sequer é um dia de luto. É um motivo de festa! "Ena, morreu imensa gente! Boa! Parabéns! Feliz 250º aniversário!", "Que arte que foi! Que espectáculo da natureza!", ou ainda frases como (e esta atribuo-a a mim) "Gostava de lá ter estado para ver como foi". Mas ao menos gostava de ter estado assim no alto do pedestal a ver tudo. Não contemplo uma o evento como algo de magnífico, nem o festejo, mas... porque acho que é uma ocasião única e diferente. Além dos foguetes que ficaram todos guardados para o evento, quero agora recordar algo que vi hoje na revista do Jornal Público, a "Pública": uma publicidade a um Toshiba, onde dão o nome de Tsunami e um portátil, porque resiste à água e à queda. Pois é... o Portátil resiste aos ventos, à água e à queda, mas as casinhas daqueles infelizes no Sri Lanka, Indonésia, etc não resistiram! Enfim, agora pode ter tudo o que os outros coitados não tiveram: algo que resiste a um Tsunami: um portátil! Depois vemos ali nas notas de rodapé em letras mínimas "resistente a salpicos e a quedas a uma altura inferior a 50cm". Afinal este portátil resiste tanto a Tsunamis como as casas do pessoal asiático.
E é assim que se festeja um pouco por todo o lado os aniversários de Terramotos, Tsunamis, e outros afins. Estou em crêr que em 2045 vamos ter mais uns festejos, também eles cheios de foguetes e quiçá um pouquinho de gás: o centenário do fim de II Guerra Mundial. E mais um bocado e em 2051 festejar-se-ão os 50 anos das Torres Gémeas, ou mais perto que isso, em 2041 teremos os 50 anos da chacina em Timor.
A malta quer é festa... siga!!!

sábado, novembro 05, 2005

Um Candidato Nacional ao Serviço dos Portugueses

Relembrando um texto que tinha escrito no meu blog, venho por este meio mostrar o meu apoio à candidatura de Mário Soares.
Mário Soares anunciou em Setembro o que todos esperavam: “ Aceito candidatar-me a Presidente da República” – disse Soares, num discurso entusiástico e optimista em que anunciou a sua corrida a Belém.
Vários defeitos têm sido apontados pela Direita à candidatura de Soares, em especial a idade e a falta de alternativa da esquerda. Quer o autor deste blog, humildemente, refutar estas críticas e apontar as virtudes da candidatura desta figura central da democracia portuguesa.
Ora, Soares tem de facto 81 anos. É um facto conhecido, atestado por todos e que ninguém tenta ocultar ou negar. No entanto, Soares é um homem lúcido, jovem de espírito e alguém que afirma “ recusar morrer antes de chegar a sua hora”. Está no pleno das suas capacidades físicas e mentais e, quando assim é meus amigos, a idade só pode ser uma vantagem. Cavaco já vai a caminho dos 70 e, meus amigos, tal idade seria tão pouco recomendável como a de Soares se defendermos um Presidente fisicamente jovem. Não será um bom argumento para decidir se uma candidatura presidencial é, ou não, útil ao país.
A esquerda apresentou vários candidatos. O Bloco de Esquerda e o PCP apresentaram já os seus candidatos presidenciais e uma ala do PS apoiou Manuel Alegre. Todavia, o PS soube interpretar bem as tensões socio-políticas e perceber que Mário Soares não seria o candidato do PS, mas sim um candidato nacional apoiado pelo PS. E isto poderá fazer toda a diferença.
O maior partido da oposição (PSD) está, de facto, numa situação difícil. O Governo liderado pelo Eng. José Socrates tem implementado um série de medidas utéis e corajosas mas algumas delas impopulares. Todavia, o PSD tem realizado uma oposição medíocre, mostrando que neste momento não é uma alternativa forte.
Daí o surgir da candidatura do Prof. Cavaco Silva, apresentado pela Direita como "salvador" da Economia Portuguesa e do País. É esta a mensagem que o PSD e o CDS-PP querem passar aos portugueses: é urgente eleger o Prof. Cavaco Silva pois apenas ele poderá estagnar esta cobra venenosa que corrói o nosso país e que dá pelo nome de défice público.
Cabe perguntar onde esteve Cavaco nos momentos de crise em Portugal nos últimos anos? Qual foi o seu contributo para solucionar esses mesmos problemas? Quais as soluções preconizadas por Cavaco Silva? Onde esteve ele? Eu respondo: Nowhere to be found or to be bothored, if you wish!

Mais do que isto / é Jesus Cristo/ que não sabia nada de finanças/ nem consta que tivesse biblioteca - Fernando Pessoa

Que eu saiba, o Presidente da República não legisla, não intervém na Economia. Para isso elegemos uma Assembleia Parlamentar, um Governo com maioria absoluta.
Não é a resolução do défice o que esperamos do próximo Presidente. Esperamos um homem capaz de estimular o diálogo na Sociedade Portuguesa, um homem que saiba avaliar as tensões sociais, um homem que una os Portugueses em torno das questões que abrandam o nosso desenvolvimento, um homem que inspira os portugueses a superarem-se. Esse homem nunca poderá ser Cavaco. Não menosprezando a sua capacidade científica enquanto Professor, sem desvalorizar o papel importante que teve num período concreto da nossa história recente, Cavaco Silva sempre foi um homem avesso ao diálogo, um homem pouco inspirador, um homem que já mostrou não ter a capacidade diplomática de gerir conflitos com a conduta exigida a um Presidente da República. Um homem que diz que os referendos são um desperdício de tempo porque o Povo Português é estúpido não me parece poder assumir esta suma funçao de Presidente.
Soares reconhece que vivemos um “momento de crise, de desorientação e de indiferença” mas, ao contrário do que alguns querem fazer crer, afirma que “o abrandamento económico e os défices não são fatalidades insuperáveis”. A história assim o diz. Mas o que cabe realçar é a mensagem de Soares quanto à campanha de Cavaco, centrada unicamente na Economia e no problema actual do défice: “ A economia é extremamente importante, ninguém o ignora (...) Mas a economia está ao serviço das pessoas e não as pessoas da economia. O que faz andar o mundo são as ideias e a vontade das pessoas”.
A figura do Presidente da República é a de um moderador, função essa que Cavaco parece inapto para desempenhar.
Pelas razões anunciadas não vou votar Cavaco. Não por ser o candidato da Direita. Mas por lhe faltar as características essenciais de um grande Presidente da República.

O "MEU" Candidato


Venho por este meio, mostrar o meu apoio ao Candidato a Presidente da República, Prof. Cavaco Silva. Não represento a AAFDL, a FDL, ou sequer o Bar Velho Online, com este apoio. Venho aqui apenas dizer que aquele que é o meu Candidato (e único com capacidade) é o Prof. Cavaco Silva. Quem quiser vir aqui demonstrar o seu apoio a qualquer outro, é tão bem-vindo como eu. Afinal, somos todos membros deste blog em iguais condições, e os candidatos à Presidência da República são também todos iguais e tratados de forma igual.
Tendo isto em vista, farei um esforço enorme para poder levar os vários candidatos à Faculdade de Direito de Lisboa. Nada está prometido, a não ser os convites já endereçados, e aguardo resposta dos mesmos. Aguardem próximas notícias.

Porque eu não esqueço.




Agora que finalmente passou o stress dos exames, venho aqui hoje agradecer aos meus amigos todo o apoio que em deram nesta fase difícil que agora acabou. Não esquecerei nunca o auxílio que me concederam durante esta fase que, para mim, foi decisiva este ano.

Tenho de fazer no entanto, alguns agradecimentos especiais. Em primeiro lugar, queria agradecer à Tatiana e ao Delfim pela ajuda na oral de Direito Penal, em Julho. Se consegui aprender alguma coisa de Penal foi devido à ajuda intensa que em concederam em dois dias, para que tudo corresse bem. O meu muito obrigado...
Em segundo lugar, ao Alex. O Prof. Jorge Duarte Pinheiro diz na dedicatória do seu preciso livro de Sucessões, que o dedica ao seu mestre de Sucessões, o Prof. Pamplona. Se eu tenho algum mestre de Família e Sucessões, esse alguém é o meu querido amigo Alexandre Guerreiro, que perdeu horas intermináveis a tentar ensinar-me de raiz alguma coisa sobre esta cadeira. Muito obrigado companheiro...
Por fim, um beijo muito especial à minha linda amiguinha e colega de turma, Aninhas Cruz... Não me esquecerei nunca o apoio que me deste neste ano difícil e o incentivo permanente para que tudo corresse bem este ano. Obrigado por tudo, foste fenomenal em todos os aspectos... É uma memória que ficará sempre gravada na minha alma.

Obrigado por tudo, a todos!


P.S. Não me posso esquecer também os ensinamentos de Processo Civil do Miguel, mas isto no 3º ano. Obrigado gayzão!

quinta-feira, novembro 03, 2005

A propósito do processo penal...

Atenção, isto é um post sério!!!! (acho eu...)

«Suscitou-se (...) a propósito da questão da contingentação de processos, a da interpretação do Decreto-Lei n.º 184/2000, de 10.09.
Porque hoje é sábado (...) porque estou cansado e farto de aplicar leis mal feitas, porque me apetece e porque o diploma em causa não merece mais, proponho-me dar um falso contributo para essa interpretação.
O mais falso possível. Aqui vai ele.
De acordo com a letra do DL 184/2000, não há dúvida – é proibido marcar audiências de julgamento a uma distância temporal superior a 3 meses.
Porém, como as marcações a mais de 3 meses de distância não se deviam a capricho ou desleixo dos juízes, mas sim à sobrecarga das suas agendas, o DL 184/2000 nada resolveu e só complicou.
Surgiram, então, fundamentalmente, duas teses:
1.ª: Não se marca a mais de 3 meses e deixa-se os processos para cujos julgamentos não haja lugar na agenda em lista de espera;
2.ª: Marca-se a mais de 3 meses, apenas sendo vedada a notificação das pessoas que devam intervir na audiência de julgamento com uma dilação superior ao referido espaço temporal.
Em abono desta última tese, que se consubstanciava numa interpretação restritiva da lei, invocou-se o espírito desta.Eu tenho muitas dúvidas de que, para a interpretação do DL 184/2000 – como para a de cada vez mais diplomas legais – possa invocar-se o cânone hermenêutico do espírito da lei, pois não acredito que o espírito haja tido alguma intervenção na sua feitura.Quando muito, poderá falar-se no joelho da lei, em homenagem à parte do corpo sobre a qual, ao que tudo indica, ela foi feita.
Sendo assim, ficamos apenas com o elemento literal – a consideração do joelho da lei não permite ir além dele. Aquilo a que o DL 184/2000 obriga é o que resulta estritamente da sua letra: marcar audiências a não mais de 3 meses.
Ora, uma lei com este conteúdo é, face às circunstâncias em que pretende ser aplicada, inexequível. Tanto quanto uma lei que proibisse as pessoas de adoecer ou obrigasse os cães a miar.
Deixar audiências de julgamento em lista de espera também não me parece solução, pois apenas serve para tapar o sol com a peneira – se um tribunal, ou um juízo, estão de tal forma atafulhados em processos que precisam de marcar a 1, 2 ou 3 anos, ou mesmo mais, é bom que isso se saiba, até para que se tomem medidas de gestão capazes de resolver o problema.
Portanto, a solução é considerar que o DL 184/2000 não vigora na nossa Ordem Jurídica, em virtude de desuso.
Ficaram convencidos? Eu também não»


in, "O Meu Monte"


Eu cá diria que é inconstitucional pelo 2o4º da Constituição que diz que os Tribunais não devem aplicar leis que sejam desconformes a CRP e os seus princípios. Pelo 32º/2, o Princípio da celeridade deve ser respeitado o máximo possível. Estar a colocar o prazo da marcação de julgamento, em 3 meses, seria estar a ordenar restrictamente as coisas como devem ocorrer e a promover o melindramento da lei, ou o clássico "contornar" da lei, de forma a que os juízes não se sintam encostados à parede, porque incumpriram com um requisito da Lei processual Penal (que refere 2 meses), ou a de um Governo PS (onde há fumo, há xuxas) que diz que vai promover a celeridade e ainda aumenta mais o prazo, tornando o processo mais moroso do que já seria. Isso permitirá contornos na lei, e processos que demorarão anos e anos a ficarem resolvidos. Como tal, e para não repetir esta transcrição do blog "O Meu Monte", os Juízes podem recusar-se aplicar a norma, para eles mesmos, marcarem o julgamento.... quando mais der jeito..... quando for possível. E, acreditem, não há juíz que queira julgamentos pendentes. Quantos mais pendentes, mais trabalho e aí é que acumula trabalho e lá vem a necessidade de se reduzirem as férias, etc etc. Logo, recusam a aplicação deste DL idiota e do CPP no 312º/1 e passam a ser eles a marcar a data... do possível! Que tal?

terça-feira, novembro 01, 2005

Ainda o fim-de-semana do Caloiro...

FOTO DO ANO!

Depois do êxito de 2002 "O tipo da Direita também é de Direito?", eis que surge mais um grande sucesso do João, no recente fim-de-semana do caloir depois de alguns copos de... coca-cola!