segunda-feira, abril 24, 2006

A proliferação de blogs

Tenho assistido com alguma atenção ao interessante facto de nos últimos tempos, principalmente após a reunião da Lista R, ter-se verificado o surgimento de inúmeros blogs que opinam sobre a vida na FDL. Alguns destes blogs já existiam, mas o frenesim pela discussão sobre os assuntos da FDL só agora começaram a acontecer em larga escala. No entanto, aquilo que seria uma louvável iniciativa por parte dos estudantes e colegas tornou-se, segundo me parece, numa feira das vaidades e num sítio de ataques pessoais e mesquinhos. Mesmo quando finalmente surge um post sobre algum tema que pode ser interessante discutir, basta clicarmos nos comentários para verificarmos que a esperança era irrealista e que novamente entramos em comentários desnecessários, inóquos e ás vezes ridículos. É pena. Durante muito tempo as questões sobre a vida na FDL não foram discutidas e os alunos perderam muito com isso, mas agora são discutidas de maneira irracional e muitas vezes sem conhecimento de causa.
Sinceramente não sei o que era melhor, a não-discussão ou a discussão irracional.
Por mim não terão tempo de antena nem me darei ao trabalho de comentar nada nesses blogs, enquanto continuar esta onda de tolices. Já é tempo de todos sermos um pouco mais sérios, se quisermos que nos achem sérios. Se não, façam como eu e um conjunto de amigos: criem um blog de boatos e de paródias, o Boca no Trombone. Aliás, a criação deste blog foi inspirado um bocad a pensar no que se passa neste momento na blogosfera da FDL: o que não falta todos os dias são boatos lançados de todos os lados. No Boca no Trombone ao menos não fingimos querer fazer discussões sérias nem construtivas. Queremos é humor e gozação.
Aguardemos melhores dias, e esperemos que a feira das vaidades que todos os dias acontece na blogosfera sobre a FDL melhore de nível. Para bem de todos nós, alunos da FDL.

3 comentários:

ATG disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ATG disse...

"Senão façam como eu e um conjunto de amigos" --> um conjunto de ALGUNS amigos, dado que nem todos foram convidados para fazer parte desse projecto. Enfim, até dentro dos amigos existem critérios de escolha. A não ser que seja como o "outro": "Ah, mas tu não és meu amigo." Aí tudo passa a ser mais compreensível. Hoje um blog, amanhã...

Gioconda disse...

Este spartacus tem problemas de personalidade. Mas és sempre bem vindo novamente a este blog, simpático.